Avião Embraer ERJ-145 derrapa na neve em sequência de casos de excursão de pista

Mais um jato saiu da pista durante uma nevasca, desta vez o quinto caso do tipo em 10 dias e o quarto no mesmo dia a ter a chamada “Excursão de Pista”.

O termo “excursão de pista” é utilizado quando uma aeronave, na decolagem ou no pouso, sai da pista por não conseguir parar ou ter algum problema na saída. E foi o caso destas quinta envolvendo um Embraer ERJ-145 da American Eagle operado pela Piedmont Airlines.

A aeronave pousou normalmente no Aeroporto de Rochester, no interior do estado de Nova York, procedente da Filadélfia, mas ao ir para a pista de táxi acabou derrapando e foi parar fora dela.

No ERJ-145 estavam 50 pessoas e 3 tripulantes, sendo que nenhuma ficou ferida e todos desembarcaram da aeronave ainda na pista com auxílio dos bombeiros do aeroporto. O jato acabou sendo rebocado horas depois e levado até o pátio, onde passará por inspeções antes de assumir novos voos.

Este é o quinto caso em 10 dias de aviões que saem da pista e derrapam na neve, sendo outros 3 na Rússia envolvendo diferente aeronaves – Boeing 737-800, Tupolev Tu-204 e Yakovlev Yak-42 – e um caso envolvendo um Boeing 737 da KLM.

Se considerar apenas os aviões que saíram da pista no mesmo dia 18 de janeiro de 2024, a lista fecha no número 4. Isso porque, além do ERJ-145 da Piedmont, também saíram da pista um outro jato fabricado pela Embraer, a versão menor ERJ-135 da Airlink, em Moçambique, um turboélice canadense Dash 8 na Etiópia e o caso mais grave, um turboélice holândes Fokker 50 que deixou uma vítima:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias