Avião encontra forte turbulência, perde controle momentaneamente e um passageiro acaba ferido

de Havilland Dash 8-400 da Porter Airlines – Imagem: BriYYZ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma aeronave de passageiros que realizava um voo regular encontrou uma forte turbulência que causou problemas a bordo, inclusive o ferimento de um dos viajantes. De acordo com o The Aviation Herald, o incidente de 25 de julho envolveu o turboélice De Havilland Dash 8-400, registrado sob a matrícula C-GLQV, da Porter Airlines.

A aeronave realizava o voo o PD-2128 de Newark, nos Estados Unidos, para Toronto, no Canadá, com 27 pessoas. O bimotor decolou de Newark e, durante a subida, encontrou uma severa turbulência que causou perda temporária de controle da aeronave e deixou um passageiro com ferimentos leves.

Mesmo diante do incidente, a aeronave continuou para Toronto, onde pousou sem maiores incidentes.

Na última semana, o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) comentou a ocorrência dizendo que, no dia em questão, em meio de várias mudanças de frequência, a aeronave acabou entrando numa área de turbulência rodeada por outras áreas turbulentas.

Como a torre de controle estava ocupada, a tripulação de voo decidiu seguir em frente e entrou na nuvem, diminuindo a velocidade da aeronave. Eles anunciaram pelo sistema de som que a tripulação de cabine deveria se sentar e todos obedeceram; o sinal de apertar os cintos dos passageiros estava ligado desde o início do voo.

A aeronave enfrentou uma turbulência forte que chegou a causar uma perda momentânea de controle, mas eles logo retomaram. Infelizmente, um passageiro que não estava com o cinto afivelado acabou se machucando levemente quando bateu a cabeça no compartimento de bagagem. Depois disso, fizeram uma verificação detalhada por causa da turbulência intensa, mas não encontraram nenhum problema.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias