Início Indústria Aeronáutica

Avião ganha “narigão” antes de iniciar seus serviços como uma aeronave-laboratório especial

Foto: Qinetiq

A QinetiQ e a BAE Systems realizaram com sucesso o voo de uma aeronave Avro RJ100, de propriedade da British Aerospace, especialmente modificada para servir como plataforma de testes de futuros sensores e tecnologias para aeronaves de combate.

Como parte do primeiro voo, o “radome de caça” foi instalado na aeronave de testes, permitindo o teste das novas capacidades dos sistemas de radar e dos sensores modernos. A experiência abre caminho para que o Avro seja usado de maneira recorrente para testes, treinamento e avaliação sob um Acordo de Parceria de Longo Prazo (LTPA) com o Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido.

Neste acordo, a QinetiQ é responsável por diversas instalações de teste especializadas, além de fornecer conhecimento técnico especializado com serviços de suporte. Neste caso, por exemplo, a aeronave teve diversas regulagens e modificações, com o radome sendo a última delas, transformando a plataforma RJ100 em um laboratório voador e sala de aula.

A aeronave possui várias estações de trabalho, que permitem testes em tempo real e controle da execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento. A validação inicial com o primeiro voo acrescenta a função de plataforma de testes para projetos de pesquisa e desenvolvimento aeroespaciais, oferecendo uma solução flexível e capaz para atender às crescentes necessidades do Ministério da Defesa do Reino Unido.

Com o sucesso deste voo, o avião inicia sua jornada a caminho de se converter em uma plataforma de testes confiável e eficaz para aqueles que trabalham no desenvolvimento e avaliação de novas tecnologias.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile