Início Aviação Militar

Avião Hércules da FAB voa para missão de resgate no meio do Atlântico

Uma longa missão para percorrer mais de 3 mil quilômetros está sendo feita por um avião Hércules de 48 anos de idade da Força Aérea Brasileira nesta noite.

Uma aeronave Lockheed KC-130M, a versão de reabastecimento em voo do Hércules, decolou nos últimos minutos deste sábado da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Atlântico Sul.

O seu código no radar, SAR62, dá a sua missão: Resgate. A sigla SAR significa Search And Rescue em inglês, ou seja, Busca e Resgate. O número 62 é referente a matrícula FAB2462 da aeronave, que é o unico KC-130M em operação hoje na FAB e foi fabricado em 1975.

Segundo informações obtidas pelo AEROIN, a aeronave voará por 3.200 km até as coordenadas 19°43’17.0″S 12°19’40.0″W, onde foi reportado que um tripulante de um navio não informado caiu no mar, e precisa de resgate.

Este ponto está próximo da Ilha britânica de Santa Helena, que fica no meio do Atlântico e é a mais isolada do Oceano. Por ser equipamento com tanques de combustível extras para reabastecimento em voo, o KC-130M se tornou a aeronave escolhida para esta missão.

Apesar de estar fora do Espaço Aéreo Brasileiro e do Mar Territorial do Brasil, por acordo internacional o país é responsável pela busca e salvamento de tripulantes, aeronaves e navios dentro da FIR Atlântico, que compreende a longitude de 12º oeste, que é que corta Serra Leoa na África.

Divulgação – FAB

O voo do KC-130 Hércules pode ser acompanhado abaixo (a depender da disponibilidade de sinal) ou neste link.

Sair da versão mobile