Avião Jumbo Boeing 747 se despede da Índia com balançado de asas especial na decolagem

A despedida de um Jumbo na Índia foi marcada com uma decolagem diferente, com balançar de asas do Boeing 747. Batizado de “Agra”, o 747-400 da Air India de matrícula VT-EVA foi entregue à companhia aérea em 1996, configurado para 12 assentos na Primeira Classe no deck superior, 26 poltornas na Executiva e 385 na Econômica.

Ele voou na Air India até 2021, quando foi retirado da frota por causa da pandemia e também por ser uma aeronave com consumo alto de combustível dos seus 4 motores.

Desde então, ele estava estocado em Mumbai, mas foi vendido e se despediu da Índia decolando com um balançar de asas, que foi gravado de vários ângulos por dezenas de espectadores:

Dos 14 Jumbos da série -400 operados pela Air India, estavam estocados apenas 4, sendo que a dezena restante já havia sido desmontado ou encaminhada para outros operadores.

Destes 4 restantes, dois serão encaminhados para conversão para cargueiros e outros dois serão desmontados para servir de fonte de peças para outros Jumbos. O translado das aeronaves está a cargo da Nomadic Aviation, que está levando o VT-EVA para a cidade de Roswell, no estado americano do Novo México, um conhecido lugar para desmanche e reconfiguração de aeronaves.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias