Avião que caça submarinos sai da pista e vai parar dentro d’água no Havaí

Um jato Boeing 737 militar que caça submarinos acabou indo parar no mar após não conseguir para no final da pista durante o pouso. O caso aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (28) na Ilha de Oahu, a principal do estado americano e onde fica a capital Honolulu. No lado oposto da cidade está a Estação Aeronaval dos Fuzileiros Navais Americanos da Baía de Kāneʻohe.

O aeroporto militar é utilizado tanto pelos Fuzileiros como pela Marinha e um Boeing P-8 Poseidon da força naval pousou na pista de 2.369 metros, mas não conseguiu parar e saiu da pista parando apenas na água.

A aeronave P-8 Poseidon é um 737-800 modificado de fábrica com radares, sensores e sonares para identificar inimigos na água, além armamento como torpedos, mísseis e minas para destruir submarinos e embarcações de superfície. A aeronave P-8 é do Esquadrão de Patrulha 4 (VP-4) baseado na Estação Naval da Ilha de Whidbey, ao norte de Seattle no estado de Washington, próximo da fábrica da Boeing.

O Poseidon fez o pouso pela cabeceira 22 enquanto os dados meteorológicos indicavam ventos de 70º de direção – considerado um vento de cauda – com 14 nós (25 km/h) de velocidade, mas rajadas de 21 nós (38 km/h), enquanto a visibilidade horizontal era relativamente baixa (2.5km) devido à chuva leve com névoa úmida, além de várias nuvens cobrindo o céu.

O nariz da aeronave, onde fica seu radar meteorológico, se desprendeu do avião que continuou boiando na Baía de Kāneʻohe após o acidente. A bordo estavam 9 militares que conseguiram sair da aeronave em segurança imediatamente após o Boeing parar na água.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias