Avião Tecnam P2012 STOL pode ser certificado antes do final do ano

A Tecnam anunciou que seu modelo P2012 STOL planeja obter a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) no final de 2023. Esta aeronave foi projetada especificamente para operar nos aeroportos mais exigentes do mundo, graças à sua capacidade de realizar operações de decolagem e pouso curtos (STOL). 

Segundo a empresa, todos os voos de teste aos quais o tipo foi submetido confirmaram ou ultrapassaram os parâmetros de projeto. As primeiras entregas aos clientes estão programadas para começar em janeiro e a aeronave já está em plena produção, informou o Aviacionline.

O P2012 STOL, segundo a Tecnam, oferece aos operadores uma aeronave moderna, espaçosa, confortável e segura, ao mesmo tempo que fornece capacidades STOL. O modelo oferece cabine 34% mais larga, 24% mais espaço para as pernas e volume de bagagem 303% maior em comparação ao seu concorrente, o Britten-Norman Islander. 

O interior conta com corredor central e janelas individuais para cada um dos nove passageiros. Além disso, cada assento possui sua própria porta USB, saída de ar condicionado, luzes de leitura, porta-revistas e porta-copos.

A cabine está equipada com a mais recente tecnologia aviônica. Isto inclui o sistema G1000 NXi e um piloto automático GFC700. A conectividade é via Bluetooth e conexão via satélite Iridium. Os auxílios de voo incluem radar meteorológico, scanner de tempestades, mapas dinâmicos e visão sintética.

O P2012 pode transportar 1.284 kg de carga. Carregado com peso máximo (3.680 kg ou 8.113 lb), a corrida de decolagem requer apenas 315 m. Ao pousar com peso máximo (3.630 kg), o percurso no solo é de 225 m.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas se reúne com ministro de Portos e Aeroportos...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho