Início Variedades

Avião ucraniano Antonov An-12 tem voo programado para um destino brasileiro nesta sexta

Imagem: Ukraine Air Alliance

Uma aeronave ucraniana Antonov An-12, incomum no Brasil, deve fazer uma parada de reabastecimento em São Gonçalo do Amarante, na Região de Natal (RN), nesta sexta-feira, dia 3 de março. A informação passou a constar do registro de voos autorizados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo a programação, o voo será operado pela companhia aérea Ukraine Air Alliance, especializada em fretamentos de cargas despadronizadas, e deve pousar em São Gonçalo do Amarante às 2h da madrugada de sexta-feira, com número de voo UKL-5016. Após reabastecimento, o turboélice decola às 4h para a Ilha do Sal.

Os horários acima são previstos e podem sofrer alterações, como comumente ocorre com voos de carga ou de traslado não regulares.

Antonov An-12

No final de 1957, o avião AN-12, destinado ao transporte de tropas, equipamentos militares e de combate com peso de até 20 toneladas, realizou seu primeiro voo.

Sendo um dos melhores aviões dessa categoria no mundo, o Antonov AN-12 tornou-se o avião básico da aviação de transporte militar da União Soviética, com alcance de voo de até 6.000 km. O avião provou-se bem na Índia, em aeródromos de alta altitude e mal adaptados.

No total, no período de 1957 a 1972, foram fabricadas 1243 aeronaves AN-12 entre as várias modificações feitas no modelo.

Dados gerais da aeronave

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,11 metros
Envergadura: 38,02 metros
Altura: 11,44 metros
Velocidade de Cruzeiro: 570 km/h
Altitude máxima de voo: 10.000 metros (32,800 pés)

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile