Aviões fazem desvios e voos são cancelados por causa da Guerra no Azerbaijão

Uma guerra no Azerbaijão tem provocado o desvio e até cancelamento de vários voos entre a Europa e a Ásia.

Foto – Steven Weng

A região do Nagorno-Karabakh fica dentro do Azerbaijão, mas, em sua maioria, os cidadãos são de origem armena, o país vizinho. O governo azeri decidiu lançar uma ofensiva para tentar minar um movimento separatista e os novos conflitos vitimaram em torno de 200 pessoas.

Mesmo com os países, Azerbaijão e Armênia, não contando com sistemas antiaéreos avançados, as companhias aéreas têm evitado sobrevoar a região, fazendo longos desvios.

Os voos NH-204, da japonesa ANA, e CX-270 da Cathay Pacific saíram de Frankfurt e Amsterdã, respectivamente, mas passaram no limite norte da fronteira entre o Azerbaijão e a Rússia após evitarem por completo o espaço aéreo armênio. Um desvio mais adequado (de menor percurso) não pode ser feito pelo fato do espaço aéreo russo não ter sido utilizado desde o início da invasão da Ucrânia no ano passado.

No entanto, a empresa mais afetada pelo conflito no Azerbaijão foi a KLM, a aérea da Europa Ocidental com maior capilaridade no Sudeste Asiático.

Por exemplo, o voo KL-835, de Amsterdã para Cingapura, que passava pelo Mar Negro, Azerbaijão e Mar Cáspio até entrar no Turcomenistão rumo ao sudeste do continente. Ontem, ele fez uma rota completamente diferente: saiu da Europa pelo sul da Turquia, sobrevoou Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Omã até chegar no Oceano Índico. A rota pelo sul é um pouco mais longa e também evita o espaço aéreo da Síria.

Já os voos KL-863 para Tóquio, KL-895 para Xangai, KL-897 para Pequim e KL-867 para Seul tiveram cancelamentos, mas estão com programação de serem feitos nos próximos dias com desvios utilizando o Norte do Irã.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias