Avion quer estrear voos do Airbus A321 cargueiro no Brasil

A primeira operadora de um Airbus cargueiro de médio porte no Brasil pode não ser a Azul, mas sim a novata Avion Express.

Divulgação – Airbus/EFW

Estreante no Brasil, mas já estabelecida na Europa, a Avion Express anunciou sua chegada de maneira repentina, como o AEROIN falou em primeira mão. O foco da empresa serão os voos sob demanda, que são os chamados charters ou de fretamento, além de voos pontuais para outras empresas aéreas, no modelo ACMI.

Neste tipo de operação, a empresa fornece o avião, tripulação, manutenção e seguro. Normalmente é utilizado para cobrir falta de aeronaves ou pessoal por problemas operacionais, e é o principal modelo de negócio da Avion na Europa.

Como novidade, a empresa também quer entrar no mercado cargueiro, sendo sua primeira operação do tipo no Brasil como foi destacado no primeiro anúncio. Agora mais detalhes começaram a surgir. A empresa informou ao portal CargoFacts que quer ser a primeira no Brasil a operar com jatos Airbus de corredor único de passageiros convertidos para carga, começando com o A321F.

Até hoje, a única operadora de jatos Airbus cargueiros no Brasil foi a Avianca, com apenas um jato A330-200F, que já saiu de fábrica para operação de cargas. Após a falência da empresa, apenas os Boeings e Embraer fazem voos cargueiros no país.

Durante a pandemia, a Azul chegou a anunciar que estava planejando adquirir dois A321F para substituir os seus Boeing 737-400F, mas desde então não se falou mais no assunto.

Caso os planos da Avion se concretizem, será o maior jato de cargas de fuselagem estreita a operar no Brasil, podendo levar 27 toneladas numa distância de 2 mil milhas náuticas (3.700km), suficiente para levar 14 containers no piso principal de Manaus para Miami.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias