Azul aposta em Rondônia e estado voltará a ter voos intermunicipais após 9 anos

Imagem: Azul Linhas Aéreas

No próximo dia 4 de abril a empresa aérea Azul retoma voos e inicia novas rotas dentro do Estado de Rondônia. O retorno dos voos no Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, após quase 2 anos sem voos comerciais, a empresa utilizará sua aeronave E195 E1 com capacidade para 118 passageiros em uma rota até Cuiabá (MT). Durante o período sem operações comerciais, o aeroporto de Cacoal passou por ampliação e reforma do terminal de passageiros.

A grande novidade é o início das operações da Azul Conecta, a regional da Azul, que irá realizar voos entre o interior de Rondônia e sua capital. Após 9 anos sem ligação aérea intermunicipal no estado, lacuna deixada pela extinta companhia aérea TRIP, a Azul Conecta lançará voos para conectar as cidades de Vilhena e Ji-Paraná a Porto Velho, utilizando seus Cessna Grand Caravan com capacidade para 9 passageiros em voos diários.

A Azul já vistoriou outros aeroportos de municípios do interior como Pimenta Bueno e Costa Marques, visando a futuras operações. Parte desse interesse se deve aos incentivos fiscais concedidos pelo estado nos impostos sobre o combustíveç de aviação.

O governo de Rondônia concedeu em junho de 2021, através de Decreto, incentivos fiscais de ICMS no combustível aeronáutico, baixando de 25% para 4% para companhias aéreas, desde que atendessem a alguns critérios, como realizar voos intermunicipais e interestaduais, tendo como maior objetivo atrair mais voos para o interior de Rondônia.

Texto escrito por Wal Silva e compartilhado sob autorização.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias