Início Empresas Aéreas

Azul faz parceria com empresa que usa IA para rastrear e detectar cânceres e outras doenças graves

As ações promovidas pela Azul Linhas Aéreas há 13 anos com a sua tradicional campanha do Outubro Rosa têm ido muito além das orientações e conscientizações sobre prevenção e tratamento precoce do câncer de mama. Há números e novidades que têm motivado, cada vez mais, a companhia aérea e seus Tripulantes a transformarem o Outubro Rosa em atitudes concretas ao longo do ano.

A aérea comemorou, por exemplo, o aumento de 89% nos últimos dois anos – mesmo em meio a pandemia – na realização dos exames de mamografia por suas Tripulantes. Já são mais de 5 mil exames feitos, desde então, ou uma média de 100, por mês.

Outra iniciativa deve reforçar a assistência à saúde que a companhia já oferece por meio de sua equipe médica no ambiente corporativo e de seus programas voltados aos cuidados médicos, ao bem-estar e à qualidade de vida. A partir de agora, os exames de imagem e de rotina para o diagnóstico do câncer de mama serão potencializados por uma grande ajuda tecnológica.

Graças à parceria da Azul, com a healthtech Viziomed, será possível rastrear resultados suspeitos através do processamento da imagem por I.A. e avisar aos médicos em tempo e acelerar a detecção de um tumor maligno – ainda em uma fase inicial, caso a Tripulante concorde em compartilhar seus dados médicos após mamografia de rotina.

Segundo o médico do trabalho e gestor de Saúde e Bem Estar da Azul, Helton Dourado, isso é possível pela atuação de um sistema integrado de comunicação e arquivamento de imagens instalado em vários hospitais e clínicas de diagnóstico do país que filtra, recolhe as imagens, oculta os dados da paciente e envia os resultados para a análise de uma plataforma guiada por Inteligência Artificial.

“Em segundos, um pré-laudo, com base em um tipo de IA especializada em câncer de mama, é disponibilizado para a equipe médica em uma plataforma online, com o diferencial de que, ser for um caso de urgência, este é colocado no topo da lista de prioridades. Neste caso, um aviso de alerta também é encaminhado para o médico responsável”, explica.

Para autorizar esse acompanhamento médico e tecnológico a cada realização de um exame preventivo do câncer de mama, toda Tripulante da Azul só precisa preencher um documento que permite compartilhar seus dados durante e após o procedimento. O objetivo, com a novidade, é ampliar ainda mais a procura pela prevenção e aumentar as chances de diagnóstico precoce o que, já se sabe em relação ao câncer de mama, pode elevar para até 95% as chances de cura da doença.

“Para nós da Azul, que somos uma empresa de pessoas para pessoas, o Outubro Rosa é muito além de um período de reflexão. Incentivamos nossos Tripulantes e Clientes a cuidarem de si ao longo de todo o ano, fortalecendo as recomendações de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. A conscientização pode salvar vidas, por isso, todos os anos, realizamos ações internas e externas voltadas para a campanha”, conclui Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul.

Informações da Azul

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile