Início Empresas Aéreas

Azul fecha contrato para medição remota da pressão dos pneus de seus aviões

A Azul anunciou hoje que fechou um acordo para medição remota da pressão dos pneus em suas aeronaves Airbus e Embraer.

A empresa anunciou um acordo com a Safran e a Michelin, para instalação do equipamento PresSense nas aeronaves Airbus A320neo, A321neo, Embraer E195-E1 e E195-E2, totalizando quase 110 jatos. O PresSense permite que a pressão dos pneus seja medida de maneira remota apenas 45 minutos após o pouso, com o pneu já mais frio para uma medição mais correta.

Atualmente, esse processo é feito de maneira manual, usando um manômetro posicionado na válvula, de maneira similar aos carros. Porém, por ser algo manual, o mecânico deve esperar o pneu esfriar bastante para não se queimar no procedimento, o que pode demorar até 3 horas após o pouso.

Este sistema da Safran tem um sensor eletrônico integrado nos pneus da Michelin. Ele é ativado por um pequeno rádio que o mecânico irá apontar para o pneu, sem encostar nele. A informação é lida automaticamente no tablet ou celular do mecânico, e enviada para um banco um de dados da empresa.

Com estas informações, é possível além de manter os pneus sempre calibrados, gerando maior economia, ter dados suficientes para análises de ameaças e manutenções preventivas. Além disso, se tem a economia de tempo, permitindo que o avião fique liberado para fazer mais voos e não “esfriando” no pátio para fazer a medição manual.

Pela Assessoria de Imprensa da Safran

Sair da versão mobile