Azul mantém salários de funcionários no RS, antecipa 13º e férias

Imagem: Divulgação – Azul Linhas Aéreas

A Azul mantém todos seus funcionários gaúchos na ativa apesar da crise enfrentada pelo estado mais ao sul do Brasil. Sem uma previsão certa de voltar a operar voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, a Azul hoje opera 3 voos diários de Campinas (Viracopos) para a Base Aérea de Canoas, que tem funcionado de forma improvisada para atender a população porto-alegrense.

Em entrevista com o AEROIN durante a Assembleia Geral da IATA, o CEO da Azul, John Rodgerson, falou como a empresa tem tratado com seus funcionários, principalmente com aqueles que perderam tudo e que não podem trabalhar.

“Nós criamos 3 galpões no Rio Grande do Sul para eles pegarem roupa, comida, cama, o que eles precisam. Tem pessoas que foram muito afetadas e outras não foram, então o que temos falado é que vamos tratar cada um de uma maneira diferente, por isso pedimos aos tripulantes para falar conosco, montamos uma lista, vimos quem perdeu a casa, a situação de cada um, onde a pessoa está nesse momento, qual a necessidade”, afirma John, citando a particularidade diversa que existe hoje com os funcionários gaúchos.

Também perguntamos como a situação está com o sindicato, já que foi necessário fazer ajustes no Acordo de Convenção Coletiva de maneira a proteger os pilotos e comissários gaúchos, sem atrapalhar a empresa e prejudicar os outros colegas de voo.

“O que temos falado com o sindicato é para termos mais tempo para publicar a escala, então não sei se um piloto pode voar, e tenho outro que perdeu as coisas e quer voar… Muda porque talvez um esteja bem hoje e quer voar, mas amanhã ele quer cuidar (da sua família e casa). Hoje temos muita flexibilidade com o sindicato. A Azul é uma empresa de pessoas, então você tem que tratar cada ser humano diferente”, disse John.

Dentre as medidas que a Azul tem tomado além das doações está a disponibilização antecipada de alguns benefícios como 13º salário: “Os salários estão sendo mantidos, antecipamos o 13º para quem quiser, e estamos colocando pessoas para férias para quem precisa, e nós temos que ver, que hoje Canoas tem 2 voos, talvez semana que vem tenha 4, mas lembre-se que Salgado Filho tinha 120, então vai demorar algum tempo”, conclui o CEO.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias