Azul mostra seu primeiro ATR 72-600 com motores PW 127XT no Paris Air Show

A ATR, fabricante franco-italiana, confirmou sua participação no Paris Air Show, que acontecerá de 19 a 25 de junho. Durante o evento, a empresa apresentará novidades anunciadas nos últimos meses, incluindo seus novos turboélices cargueiros, interiores renovados e um novo motor.

Destacando seu compromisso com a redução das emissões de carbono, a CEO da ATR, Nathalie Tarnaud Laude, realizará uma coletiva de imprensa para compartilhar os planos futuros da empresa para turboélices.

Em exibição estática, um deles será o primeiro ATR 72-600 equipado com os motores PW127XT da Azul, que emitem 45% menos CO2 do que outros jatos regionais de porte semelhante. Essa aeronave, de futura matrícula PR-YXB, também marcará a estreia da ATR no Brasil e na América com o novo motor Pratt & Whitney. 

A Azul, que é a maior cliente da ATR nas Américas, opera atualmente 39 ATR 72-600 e anteriormente operou outros 51 turboélices após a fusão com a TRIP Linhas Aéreas, detalhou uma publicação do Aviacionline.

O motor PW127XT estará presente em todos os futuros modelos ATR 42 e 72. Segundo a Pratt & Whitney, este novo motor permite uma redução de até 20% nos custos de manutenção e 3% no consumo de combustível em relação ao seu antecessor, o PW127M.

Em novembro de 2022, a ATR entregou a primeira aeronave ATR 72-600 com o novo motor para a Air Corsica. Além disso, a ATR pretende obter a certificação necessária para que os modelos ATR 42 e 72 possam operar comercialmente com 100% SAF (combustível de aviação sustentável) dentro de dois anos.

No evento de Paris, um ATR 72-600F da FedEx Express estará em exibição, projetado especificamente para operações de carga com capacidade de carga de até 9 toneladas. Esta aeronave possui uma grande porta de carga e uma ampla seção transversal, o que permite otimização nas operações de carga. Pode transportar até sete contêineres do tipo LD3 ou cinco paletes de 88″ x 108″.

A FedEx Express é o primeiro cliente a encomendar o cargueiro ATR 72-600, tendo encomendado um total de 30 aeronaves em novembro de 2017, com opção de compra de mais 20. A empresa opera atualmente treze aeronaves e planeja substituir seus ATR 72-200F, que têm mais de 30 anos.

Durante o evento, os representantes da mídia também terão a oportunidade de aprender mais sobre o conceito EVO de próxima geração da ATR, que incorpora tecnologia de hibridização leve para reduzir ainda mais as emissões. Além disso, poderão experimentar a sensação de pilotar uma aeronave ATR por meio do simulador de voo Microsoft Flight Simulator, que estará disponível na área estática.

Recentemente, a ATR apresentou uma série de novas configurações de cabine sob o nome “ATR HighLine”, focadas no segmento premium e adaptadas às necessidades específicas das companhias aéreas reguladas pela Part 135. Estas configurações procuram oferecer uma experiência de voo premium, adaptando-se a diferentes operações e mercados, incluindo jatos regionais, voos boutique, voos fretados, serviços governamentais e voos executivos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias