BA volta atrás em decisão de tirar sitcom judaica da programação de entretenimento a bordo

Imagem: Alec Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A British Airways voltou atrás em sua decisão de cancelar uma sitcom judaica de sua programação de entretenimento a bordo e emitiu um pedido de desculpas após enfrentar críticas. A companhia aérea inicialmente cancelou a sitcom chamada Hapless, envolvendo personagens judeus, citando o desejo de “permanecer o mais neutra possível” durante o conflito em Gaza.

No entanto, depois de receber críticas por essa decisão, a British Airways reverteu sua posição e emitiu um pedido de desculpas pelo transtorno e dor causados à comunidade judaica. A sitcom britânica satírica, que inclui personagens judeus e não judeus, será adicionada novamente à programação de entretenimento a bordo da companhia aérea no início do próximo ano.

O roteirista e diretor de Hapless, Gary Sinyor, agradeceu a decisão da British Airways, mas também destacou que o pedido de desculpas não deveria ser necessário, pois a série não é exclusivamente judaica, mas sim uma sitcom britânica que satiriza diversos temas.

A British Airways cancelou inicialmente a sitcom para evitar qualquer aparência de tomar partido no conflito em andamento. No entanto, a decisão foi criticada por seu impacto na comunidade judaica e pelo precedente de censurar conteúdo culturalmente diverso. Os críticos destacaram que a abordagem da companhia aérea poderia ter consequências semelhantes se uma sitcom muçulmana fosse retirada sob alegações de neutralidade.

A sitcom Hapless será adicionada à programação de entretenimento da British Airways em janeiro de 2024. A companhia aérea afirmou que continua a oferecer uma ampla gama de opções de entretenimento para seus clientes e que revisa constantemente essa seleção, levando em consideração os eventos atuais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias