Bagagens dos passageiros caem do céu após porta do avião se abrir durante voo

Foto: Denius Danno, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Um avião Antonov An-26 da empresa aérea russa IrAero fez um pouso de emergência em Magan, na região siberiana de Yakutia, depois que que uma porta da aeronave se abriu durante o voo. Todos os 25 ocupantes terem saído ilesos, apesar do frio e de terem perdido suas bagagens, que voaram para fora do avião.

O homem que filmou a si próprio na aeronave (ver abaixo), mostrando ao fundo a porta aberta. Ele xinga, enquanto um vento gelado uivante se ouve ao fundo. Aparentemente, o sistema de travamento da porta traseira falhou, resultando no incidente.

Segundo uma reportagem da agência russa TASS, um comunicado da Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsia) diz que uma investigação sobre as circunstâncias da despressurização levará cerca de 10 dias.

“Preliminarmente: houve uma abertura parcial da rampa de carga traseira, o que causou despressurização”, diz o relatório inicial. “A investigação do incidente aéreo será realizada com o envolvimento de especialistas e equipamentos do Registro de Aviação da Rússia. O período total de investigação não é superior a 10 dias, salvo Eventos adicionais”.

“De acordo com o relatório inicial, após subir a 2,9 mil metros, a tripulação registrou a despressurização da aeronave e decidiu retornar ao aeroporto de partida, em Magan. Ao mesmo tempo, a tripulação tomou medidas para evitar danos à vida e à saúde de passageiros. Doze minutos após a despressurização, a aeronave pousou com segurança em Magan e desembarcou os passageiros de maneira regular”, observou a Agência Federal de Transporte Aéreo.

A investigação destes incidentes costuma incluir um conjunto de medidas, entre as quais a avaliação do estado técnico da aeronave, o estudo do nível de formação de todos os tripulantes, o estudo da documentação da aeronave e a leitura e descodificação de caixas pretas, explica o relatório. 

Os aviões Antonov An-26 foram introduzidos na URSS em 1970 e deixaram de ser fabricados em 1986.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias