Bamboo Airways quer voar para os EUA com o Airbus A380

A start-up e low-cost vietnamita Bamboo Airways pretende ser a primeira aérea a lançar voos entre os EUA e o Vietnã, e com o gigante Airbus A380!

O CEO Trinh Van Quyet disse que a Bamboo Airways já fez o pedido de voo para as autoridades americanas, que já sinalizaram anteriormente a permissão de voos diretos entre os países que entraram em guerra entre 1964 e 1973.

“Nós iremos iniciar os voos no primeiro trimestre de 2020 se conseguirmos permissão até o final do ano” disse o CEO. A FAA classificou o Vietnã como Categoria 1 em nível de segurança, permitindo assim voos diretos para os EUA.

A comunidade vietnamita nos EUA é imensa, principalmente na Califórnia: em 2017 eram 2 milhões de americo-vietnamitas ao todo no país, sendo 40% no estado da costa oeste.

Temendo perseguições e fugindo do governo comunista de Lê Duẩn. Muitos dos sul-vietnamitas procuraram asilo nos Estados Unidos durante o conflito e principalmente após a guerra impulsionados pela Operação Frequent Wind.

Trinh declarou ainda que a companhia quer voar tanto para Los Angeles como para São Francisco, mas ainda irá decidir se o voo irá decolar da capital Hanói ou de sua maior cidade e centro econômico Ho Chi Minh, anteriormente chamada Saigon e fora a capital do Vietnã do Sul.

Os voos devem durar entre 14 horas e 16 horas dependendo da rota utilizada e das cidades escolhidas. A aeronave deve ser alugada da portuguesa HiFly.

Print Vídeo A380 HiFly Paris
A380 da HiFly no Paris Air Show 2019

Outro ponto que justifique um voo direto e com uma aeronave do tamanho do A380 é o crescimento do turismo no país: antes fechado e assolado por uma crise econômica pós-guerra, hoje o Vietnã está mais aberto ao mundo, com diversas fábricas e grande suporte ao turismo.

Em 2018 o país recebeu 38 milhões de passageiros internacionais, o dobro do que recebeu em 2015. Se comparado à década de 2000, o número é três vezes maior.

A nova Bamboo Airways

A aérea foi criada pelo FLC Group, dono de uma cadeia de resorts, hotéis e agências de viagens do Vietnã. Atualmente a empresa opera uma frota de Airbus A321neo e em breve receberá o Boeing 787 Dreamliner.

A ponte aérea Ho Chi Mihn – Hanói é o foco da companhia juntamente com voos diretos para cidades onde possui resorts. A Bamboo se destaca por oferecer classe executiva em todos os voos, e pretende pegar o público premium nos voos para os EUA.

Com informações do Financial Times

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

LATAM continuou líder nos voos domésticos no Brasil em janeiro de...

0
Segundo os números mais recentes, a companhia obteve 36,7% de participação no mercado doméstico do Brasil em janeiro.