A start-up e low-cost vietnamita Bamboo Airways pretende ser a primeira aérea a lançar voos entre os EUA e o Vietnã, e com o gigante Airbus A380!
O CEO Trinh Van Quyet disse que a Bamboo Airways já fez o pedido de voo para as autoridades americanas, que já sinalizaram anteriormente a permissão de voos diretos entre os países que entraram em guerra entre 1964 e 1973.
“Nós iremos iniciar os voos no primeiro trimestre de 2020 se conseguirmos permissão até o final do ano” disse o CEO. A FAA classificou o Vietnã como Categoria 1 em nível de segurança, permitindo assim voos diretos para os EUA.
A comunidade vietnamita nos EUA é imensa, principalmente na Califórnia: em 2017 eram 2 milhões de americo-vietnamitas ao todo no país, sendo 40% no estado da costa oeste.
Temendo perseguições e fugindo do governo comunista de Lê Duẩn. Muitos dos sul-vietnamitas procuraram asilo nos Estados Unidos durante o conflito e principalmente após a guerra impulsionados pela Operação Frequent Wind.
Trinh declarou ainda que a companhia quer voar tanto para Los Angeles como para São Francisco, mas ainda irá decidir se o voo irá decolar da capital Hanói ou de sua maior cidade e centro econômico Ho Chi Minh, anteriormente chamada Saigon e fora a capital do Vietnã do Sul.
Os voos devem durar entre 14 horas e 16 horas dependendo da rota utilizada e das cidades escolhidas. A aeronave deve ser alugada da portuguesa HiFly.
Outro ponto que justifique um voo direto e com uma aeronave do tamanho do A380 é o crescimento do turismo no país: antes fechado e assolado por uma crise econômica pós-guerra, hoje o Vietnã está mais aberto ao mundo, com diversas fábricas e grande suporte ao turismo.
Em 2018 o país recebeu 38 milhões de passageiros internacionais, o dobro do que recebeu em 2015. Se comparado à década de 2000, o número é três vezes maior.
A nova Bamboo Airways
A aérea foi criada pelo FLC Group, dono de uma cadeia de resorts, hotéis e agências de viagens do Vietnã. Atualmente a empresa opera uma frota de Airbus A321neo e em breve receberá o Boeing 787 Dreamliner.
A ponte aérea Ho Chi Mihn – Hanói é o foco da companhia juntamente com voos diretos para cidades onde possui resorts. A Bamboo se destaca por oferecer classe executiva em todos os voos, e pretende pegar o público premium nos voos para os EUA.
Com informações do Financial Times