Base Aérea Brasília abre calendário oficial de “Portões Abertos” da FAB e reúne 80 mil pessoas

Imagem: Força Aérea Brasileira

No último domingo, 3 de setembro, a Base Aérea de Brasília (BABR) foi palco de um evento de grande relevância, proporcionando uma emocionante celebração para os entusiastas da aviação. A capital federal inaugurou oficialmente o calendário dos “Portões Abertos” da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o país.

O programa do evento contou com uma variedade de atrações. Entre elas, exposições de aeronaves militares e civis, apresentação da prestigiosa Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), estandes interativos e atividades especialmente projetadas para o público infantil.

Além disso, foram realizados diversos shows aéreos com paraquedistas, bem como impactantes demonstrações da Esquadrilha Fox e do renomado Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O evento proporcionou momentos educativos para todos os presentes, consolidando-se como um destaque no cenário aeroespacial do Brasil.

Nossa missão é difundir a imagem institucional da Força Aérea e participar dos Portões Abertos da Base Aérea de Brasília é uma ótima oportunidade, pois temos contato direto com o público“, destacou o Capitão Aviador Ícaro Bomtempo Furtado, piloto da Esquadrilha da Fumaça.

O público pôde ver de perto várias aeronaves da FAB, como o cargueiro multimissão KC-390 Millennium, o C-130 Hércules, o C-105 Amazonas, o C-97 Brasília, o C-95 Bandeirante, o C-98 Caravan, o E-99M, além dos caças F-5, A-29 Super Tucano e T-27 Tucano, entre outras aeronaves. 

Homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Nesta edição, as companhias Azul e Gol Linhas Aéreas prestaram uma homenagem a Alberto Santos Dumont, adesivando as aeronaves com a marca oficial da campanha do Sesquicentenário do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Imagem: Força Aérea Brasileira

O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou do batismo da aeronave, ato tradicional na aviação, quando o avião passa por debaixo de um arco d’água produzido por dois caminhões de bombeiros. 

O Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a importância de relacionar a atividade da aviação militar com a aviação civil, na missão de destacar a vida, a obra e os valores de Santos Dumont.

Hoje é mais um dia especial que homenageamos Santos Dumont com duas grandes empresas da aviação brasileira e podemos, ainda, projetar a imagem da Aeronáutica Brasileira, principalmente para os jovens. Eu, por exemplo, me apaixonei pela Força Aérea quando vi uma apresentação aérea na minha terra, em Porto Alegre. Temos aqui nos Portões Abertos um grande encontro de apaixonados pela aviação“, destacou o Comandante.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Os pilotos das empresas Azul Linhas Aéreas e GOL Linhas Aéreas agradeceram pela oportunidade de participar dos Portões Abertos. “Agradeço ao Comando da Aeronáutica pela oportunidade de participarmos desse momento, especialmente por ressaltar o nome de Alberto Santos Dumont na imaginação e na vida de todos os brasileiros“, disse o Comandante Fabricio Sulzbacher, piloto da Gol Linhas Aéreas.

Preparamos essa aeronave especialmente para homenagear os 150 anos de Santos Dumont. Espero que o público tenha gostado, pois foi uma grande alegria participar desse evento“, afirmou o Comandante João Marinheiro, piloto da Azul Linhas Aéreas.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Foi um dia memorável para cerca de 80 mil pessoas, que se surpreenderam com as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira. “É muito bom passear com a família aqui. Amo esse evento, já estive aqui há alguns anos e retornar hoje me traz boas lembranças“, comentou a professora Albenira Soeira.

Eu, que trabalho com eventos, parabenizo a FAB pela maestria de realizar algo tão grandioso e organizado, oferecendo aquilo de melhor para a sociedade de Brasília“, disse a especialista em eventos, Amanda Regina.

Por meio da campanha de doação de mantimentos, foram arrecadadas aproximadamente cinco toneladas de alimentos, que serão repassados a instituições no Distrito Federal.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias