Batizando de “Kapuahi” e com detalhes especiais no interior, a Hawaiian Airlines recebeu seu 1º Boeing 787

Imagem: Divulgação / Hawaiian Airlines

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a companhia aérea havaiana Hawaiian Airlines deu boas-vindas oficialmente ao seu primeiro Boeing 787-9, que chegou a Honolulu após um voo de entrega partindo de North Charleston, na Carolina do Sul, onde fica uma das linhas de fabricação da Boeing.

As lideranças da Hawaiian e da Boeing juntaram-se a funcionários e dignitários locais nas instalações de manutenção e carga Charles I. Elliott para empossar o jata de matrícula N781HA com boas-vindas e bênçãos especiais.

Os alunos de uma escola pública abriram o evento com um ´oli (canto). A companhia aérea continuou com comentários de convidados especiais antes da bênção formal da Hawaiian ao N781HA.

“Este dia já demorou muito para chegar – na verdade, hoje marca quase seis anos desde que anunciamos pela primeira vez nosso investimento no 787-9 como o novo equipamento da nossa frota”, disse Peter Ingram, presidente e CEO da Hawaiian Airlines, durante seus comentários de boas-vindas. “Mahalo à Boeing por trabalhar em colaboração conosco enquanto ajustamos o cronograma de entrega e a toda a nossa equipe do 787-9 por gerenciar nosso projeto e levar nossa primeira aeronave para sua nova casa aqui em Honolulu.”

Mais de 1.500 funcionários e seus convidados participaram das festividades, que incluíram música ao vivo de Kawika Kahiapo, um artista havaiano e vencedor do prêmio Nā Hōkū Hanohano, e visitas guiadas para experimentar o 787-9 pela primeira vez.

Os funcionários que compareceram aproveitaram a oportunidade de fazer parte de outro marco nos 94 anos de história do Hawaiian e de estar entre os primeiros a embarcar no N781HA.

Imagem: Divulgação / Hawaiian Airlines

“A partir do momento em que você embarcar, você verá que a cultura havaiana está presente no design deste 787 Dreamliner. Conecta imediatamente os passageiros à beleza das ilhas”, disse Darren Hulst, vice-presidente de marketing da Boeing Aeronaves Comerciais. “É uma honra saber que este avião levará o Havaí ao mundo nos próximos anos.”

“Você pode dizer imediatamente, quando pisa pela primeira vez na aeronave, que muita reflexão foi investida; elementos do Havaí são evidentes em todos os cantos do avião”, disse Charlie Morris, primeiro oficial do Airbus A330 da Hawaiian Airlines que em breve fará a transição para voar nos 787-9. “Estou extremamente animado para começar a voar e colocar o show na estrada.”

Uma história de design inspirada em ancestrais viajantes

Desde a aparência de seu interior até seu nome, quase todos os elementos da frota 787-9 da Hawaiian celebram os primeiros navegadores polinésios que navegaram no Pacífico observando as estrelas, o sol, os ventos, as ondas e a vida selvagem. A companhia aérea trabalhou com o consultor de design Teague para concretizar sua visão de homenagear a cultura havaiana e viajar em um avião moderno.

Além disso, as referências ao ambiente natural do Havaí são abundantes, desde painéis de parede em grãos de madeira nativa até o piso do banheiro inspirado na areia vulcânica preta cintilante e laminados e tecidos que refletem as formas das plantas nativas do Havaí. Os viajantes também aprenderão ´Ōlelo Hawaiʻi (língua havaiana) ao localizarem o número da fileira de assentos e fazerem referência a outras plaquetas instalados em todo o avião.

O avião de 300 assentos também apresenta o mais novo produto premium da Hawaiian, as Suítes Leihōkū (guirlanda de estrelas): 34 suítes que envolvem os passageiros em um espaço tranquilo com assentos reclináveis, tela de entretenimento de bordo de 18 polegadas, tomadas elétricas pessoais, carregamento de celular sem fio e acesso direto ao corredor.

Definidas em uma configuração 1-2-1, as suítes oferecem privacidade ou uma experiência compartilhada com suítes duplas combináveis que permitem que os casais adormeçam enquanto contemplam o teto estrelado.

Revelando o nome do N781HA

Como é habitual para todas as aeronaves da frota da companhia havaiana, cada aeronave recebe um nome culturalmente significativo. No caso da frota de fuselagem larga (widebody) de longo curso da companhia aérea, esses nomes vêm de estrelas e constelações usadas nas tradições dos navegadores polinésios. O nome oficial do N781HA, Kapuahi, foi revelado durante a cerimônia de boas-vindas.

Kapuahi é uma estrela gigante vermelha conhecida como Aldebaran na astronomia ocidental. É a estrela mais brilhante da constelação de Touro e aparece no céu do Pacífico ao lado de Makali’i, um aglomerado celestial de grande importância na narrativa, na orientação e na agricultura havaianas.

“À medida que viajamos pelo Pacífico e levamos pessoas de e para o Havaí em nossos aviões, segue o mesmo espírito e tradição das viagens havaianas. Nosso parentesco com as viagens está enraizado em nosso passado, nos fundamenta em nosso presente e nos guia em direção ao nosso futuro. Essa conexão se reflete no design de nossos Boeing 787-9, que promovem esse esforço de se misturar com as estrelas e olhar para as constelações em busca de direção, como os desbravadores costumam fazer na canoa”, explicou Debbie Nakanelua-Richards, diretora de comunidade e relações culturais na Hawaiian Airlines.

O que vem por aí para a Hawaiian e seu Boeing 787 Dreamliner

Nos próximos dois meses, a Hawaiian realizará voos de familiarização entre suas estações no Havaí e na América do Norte.

O 787 Kapuahi será lançado aos passageiros em 15 de abril, quando começará a operar o serviço diário direto entre Honolulu e San Francisco, e mais tarde será acompanhado pelo N780HA, que está programado para ser entregue e nomeado no próximo mês.

Juntos, os aviões operarão o serviço Honolulu-Los Angeles (HA3) da Hawaiian, a partir de 15 de maio, e os voos Honolulu-Phoenix, a partir de 16 de maio.

A Hawaiian espera ter um total de três de seus 12 Boeings 787-9 até o final do ano. A tão esperada chegada de seus Dreamliners soma-se aos marcos recentes da Hawaiian, que incluem tornar-se a primeira grande companhia aérea do mundo a implantar Starlink Wi-Fi, preparar-se para combinar com a Alaska Airlines e comemorar seu 95º aniversário em novembro.

Informações da Hawaiian Airlines

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias