Black Hawk da FAB opera sob forte chuva e neblina para salvar idosa hipertensa e diabética no RS

Imagem: Força Aérea Brasileira

Um helicóptero H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM), foi acionado no sábado (11) para realizar a Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma idosa de 86 anos que estava em uma região isolada próxima ao município de Agudo (RS).

Com a informação de que a paciente hipertensa e diabética havia desmaiado duas vezes ao longo da noite, a tripulação realizou o trajeto até o local do resgate em condições limítrofes de meteorologia. Além da chuva, a forte neblina dificultava a visibilidade dos pilotos e foram necessárias manobras para contornar o morro no local e conseguir pousar em um campo para o resgate.

Havia uma pessoa para resgatar, então fomos com o tempo como estava. É uma região que está bem isolada, no alto de um morro. Só tem uma estrada que liga até Agudo e parte dessa estrada caiu com as chuvas da semana passada. Então eles estão ilhados lá, não conseguem descer de carro“, relata o Capitão Aviador Pedro Henrique de Oliveira Moura.

Ao embarcar na aeronave, a equipe médica iniciou o monitoramento da idosa e verificou que ela estava com sinais de infarto. “O primeiro atendimento aconteceu já dentro do helicóptero e ela tinha clínica de infarto. Fizemos as primeiras medicações e ela evoluiu com melhora, mas ainda inspirava cuidados e conseguimos transportá-la direto pra BASM. De lá ela foi de ambulância para o Hospital Universitário de Santa Maria“, conta a 1º Tenente Médica Gabriela Christine Da Silva Freire. 

Na mesma missão, outras pessoas que estavam ilhadas no local e necessitando de atendimentos de saúde não emergenciais também foram resgatadas. Além disso, os militares da Força Aérea Brasileira entregaram cestas básicas no local. “Estamos constantemente levando mantimentos e água para aquela comunidade que ficou isolada ali devido ao prejuízo na estrada“, diz o Capitão Moura.

É muito impressionante tudo que temos vivido. Os outros resgatados que vieram conosco eram pessoas que estavam em áreas de risco, tiveram que abandonar suas casas. É muito gratificante fazer a diferença na vida dessas pessoas,” completa a Tenente Gabriela.

Em outro acionamento sob forte chuva no sábado, o Esquadrão participou de uma missão de desencarceramento de vítima após acidente de carro. A ação foi realizada em conjunto com outros órgãos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias