Início Acidentes e Incidentes

Boeing 737 decola de Guarulhos, tem problema nos comandos, é desviado e pousa com pessoal de resgate esperando

O Boeing 737 acompanhado pelas equipes de resgate, em cena de um dos vídeos apresentados abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Na tarde de ontem, 23 de março, um avião comercial apresentou problema logo após decolar, resultando em um pouso em aeroporto alternativo e com pessoal de resgate esperando nas proximidades da pista.

Nos dois vídeos a seguir, gravados por diferentes ângulos de visão pelas câmeras ao vivo dos canais “Golf Oscar Romeo” e “Viracopos FullHD” no YouTube, é possível acompanhar as comunicações do piloto com o controlador de tráfego aéreo e assistir ao momento do pouso. Abaixo das gravações, leia mais detalhes sobre a ocorrência.

Como visto nas cenas apresentadas acima, tratava-se do voo 1230 da GOL Linhas Aéreas, que pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o serviço era executado com o Boeing 737-700 de matrícula PR-GEA, partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), com destino ao Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes (SC).

A decolagem ocorreu às 13h35, mas a subida foi interrompida dez minutos depois, a 7.700 pés (2.340 metros) de altitude, quando chegando sobre a região de São José dos Campos (SP). Após uma órbita (trajetória circular de espera em voo), os pilotos desviaram o jato rumo à aproximação para Campinas:

Imagem: RadarBox

O pouso em Viracopos foi executado em segurança às 14h25, com veículos de emergência sendo vistos nas proximidades da pista e acompanhando a aeronave durante a rolagem pela pista e posterior taxiamento até o pátio.

Após o pouso, a controladora de tráfego aéreo da Torre Campinas perguntou se seria possível seguir taxiando por meios próprios, ao que o piloto respondeu afirmativamente. Em seguida, ela perguntou se eles precisariam de algum apoio de solo, e ele explicou que não porque “o problema era nos comandos de voo, durante o táxi não tem problema”.

O Boeing 737-700 permaneceu no Aeroporto de Viracopos até a manhã deste domingo, 24, quando foi levado para o Aeroporto de Congonhas às 10h04 no voo 9652. Em seguida, assumiu o voo 1360 às 13h54, com destino a São José do Rio Preto (SP), onde pousou às 14h42, sem novos reportes de intercorrências conhecidos até a publicação desta matéria.

O AEROIN solicitou à empresa aérea mais informações sobre a ocorrência e trará atualização após receber a resposta.

Atualização: em resposta ao contato, a companhia informou o seguinte:

A GOL informa que a aeronave do voo G3 1230, que faria o trajeto entre o Aeroporto de Guarulhos (GRU) e o Aeroporto de Navegantes (NVT) neste sábado (23), apresentou um problema técnico e alternou para o Aeroporto de Campinas (VCP). O pouso ocorreu sem intercorrências e todos os Clientes receberam as facilidades previstas. A GOL reforça que todos os procedimentos foram realizados com foco na Segurança, valor número 1 da Companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile