Início Acidentes e Incidentes

Boeing 737 passa baixo perto de outro 737 em incidente de incursão em pista durante decolagem

Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Neony, via Depositphotos

Um incidente de incursão em pista com perda de separação mínima de segurança aconteceu na última quinta-feira, 5 de outubro, envolvendo dois Boeings 737 durante procedimento de decolagem em Marrakesh, no Marrocos.

Os aviões envolvidos, segundo reportado pelo The Aviation Herald, foram o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula CN-RGH, operado pela companhia Royal Air Maroc (RAM), e o Boeing 737-800 de matrícula EI-EVA, operado pela Ryanair.

Boeing 737-800 da RAM, semelhante ao envolvido – Imagem: ERIC SALARD / CC BY-SA
Boeing 737-800 da Ryanair, semelhante ao envolvido – Imagem: Depositphotos

A aeronave da RAM, partindo para o voo AT-740, com destino a Paris Orly, na França, estava taxiando para decolar da cabeceira 28, mas, ainda sem autorização para ingressar na pista, cruzou a linha do ponto de espera na taxiway C1 por volta das 16h36 do horário local.

Nesse mesmo momento, o Boeing 737-800 da Ryanair, iniciando o voo FR-1350 para Nimes, na França, acelerava no sentido oposto da mesma pista, com autorização para decolagem.

A aeronave em taxiamento parou na lateral da pista e a aeronave em decolagem, que deixou o solo cerca de 650 metros antes, passou a cerca de 170 pés (52 metros) de altura na posição.

Imagem: The Aviation Herald

Ainda segundo o reporte do The Aviation Herald, um ouvinte da frequência de comunicação de tráfego aéreo relatou que muitos gritos dos pilotos marroquinos puderam ser ouvidos na frequência, em críticas à situação, enquanto o controlador de tráfego aéreo da torre pediu que ficassem calmos, pois tudo estava gravado.

O Boeing 737-800 da RAM decolou cerca de 5 minutos depois.

As condições meteorológicas do momento do incidente eram de visibilidade horizontal maior do que 10 quilômetros.

Sair da versão mobile