Boeing 747 da Virgin Orbit lançará um foguete a partir do Reino Unido pela primeira vez

Imagem: Virgin Orbit

Em sua próxima missão, a Virgin Orbit lançará o satélite Amber-1, construído pela AAC Clyde Space na Escócia. A missão, que decolará a bordo da Cosmic Girl – o 747 adaptado da Virgin – será histórica, marcando o primeiro lançamento orbital do Reino Unido. Os lançamentos da Virgin Orbit costumam ser feitos a partir dos Estados Unidos.

Como reporta o site parceiro Aviacionline, o Amber-1 será o primeiro de mais de 20 satélites da família Amber, que buscará fornecer dados marítimos. A geolocalização por radiofrequência de navios em todo o mundo será usada para rastrear pesca ilegal, contrabando, pirataria e terrorismo. As informações coletadas serão fornecidas ao Centro Conjunto de Segurança Marítima do Reino Unido.

Dan Hart, CEO da Virgin Orbit, disse: “Estamos entusiasmados por trabalhar com para lançar Amber-1”. Sobre o fato de realizar o primeiro lançamento a partir de solo britânico, o dirigente acrescentou que “esta operação é uma demonstração do crescimento que estamos a assistir na economia espacial britânica”.

Lucy Edge, COO da The Satellite Applications Catapult, acrescentou: “Acreditamos que este lançamento será um grande marco para o setor espacial do Reino Unido. Neste verão, o Reino Unido completará seu ecossistema de ponta a ponta e reunirá os estágios de design, construção, lançamento e operação da espaçonave”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias