Boeing 767 canadense voltará ao Brasil com voo especial nesta semana; saiba mais

CargoJet
Boeing 767-300F da Cargojet – Imagem: Colin Cooke, CC BY-SA 2.0, via Flickr

Neste final de semana, a empresa aérea cargueira e canadense Cargojet volta ao Brasil com um de seus Boeing 767-300F para uma operação especial e fretada de carga. A visita não é rara, mas também não é comum, já que a empresa não mantém voos regulares para Brasil, além de ser uma operação de “5ª liberdade do ar”, onde a empresa levará carga do Brasil para os Estados Unidos (países diferentes de sua nacionalidade).

De acordo com dados do sistema da ANAC, a companhia enviará um Boeing 767-300F e a programação aprovada é a seguinte:

DIA 20 DE MARÇO – Partindo do Aeroporto Internacional Rickenbacker, em Ohio, nos Estados Unidos, com o número de voo CJT-1591, a aeronave pousa em Campinas, interior de São Paulo às 18h30 locais.

DIA 21 DE MARÇO – Após pernoite em solo campineiro, o Boeing 767 decola do Aeroporto Internacional de Viracopos às 8h00 locais, com o número de voo CJT-1592 e tem como destino a cidade de Miami, no Estados Unidos.

Segundo dados do Planespotters, a frota atual da Cargojet é composta por 28 aeronaves Boeing ativas, sendo nove unidades do 757-200F, três unidades do 767-200F e dezesseis unidades do 767-300F. Recentemente, a empresa anunciou que ampliaria sua capacidade de carga com mais aeronaves, inclusive com a incorporação de jatos Boeing 777F.

Incidente no ano passado

A título de curiosidade, a companhia aérea chamou a atenção ao ter um de seus aviões em pane no ano passado, em um voo pontual também para Campinas. Na ocasião, após decolar de Viracopos, o jato precisou fazer uma descida rápida para uma altitude de voo mais baixa em função de um problema no sistema de pressurização.

Após voltar ao aeroporto de origem, o jato passou por intervenções da manutenção e passados três dias, decolou novamente. No entanto, ao decolar de Campinas, a aeronave sofreu uma pane parecida e precisou retornar à origem em emergência.

Para relembrar os dois casos com o Boeing 767 da Cargojet, basta clicar nos títulos abaixo:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Em momento crítico, Air Burkina retorna aeronave Embraer 195 para o...

0
Este é um momento crítico para a Air Burkina, a companhia aérea nacional de Burkina Faso, que recentemente retornou uma aeronave