Início Acidentes e Incidentes

Boeing 777 arremete a instantes do pouso após outro 777 parar na hora de sair da pista; ouça as comunicações

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal You can see ATC

Uma gravação das comunicações na frequência de controle de tráfego aéreo, divulgada nesta semana, mostra que os pilotos de um Boeing 777 precisaram arremeter o avião a instantes do pouso, depois que os pilotos de outro Boeing 777, que pousou antes, precisaram parar o jato no momento de sair da pista.

O vídeo a seguir mostra as conversar entre os pilotos dos dois voos e o controlador de tráfego aéreo da Torre de Controle, além de uma animação com as posições aproximadas dos aviões durante a sequência dos fatos. Abaixo da gravação, leia mais detalhes.

Observação: nas configurações do player, é possível ativar as legendas em inglês e, em seguida, ativar também a tradução das legendas para o português, geradas automaticamente pelo YouTube.

Como visto na gravação acima, o Boeing 777-300ER de matrícula B-18052, da China Airlines, no voo CAL-012, procedente de Taipei, em Taiwan, pousou no Aeroporto JFK, em Nova York (EUA), no dia 21 de janeiro.

Logo na sequência dele, chegava também o Boeing 777-300ER de matrícula F-GSQA, da Air France, no voo AFR-008, procedente de Paris, na França.

Após o pouso do avião da companhia taiwanesa, os pilotos foram instruídos pelo controlador a saírem da pista à esquerda, pela taxiway WW. Em seguida, foi possível ouvidor o controlador ainda alertando “Continue se movendo para sair da pista, por gentileza, continue se movendo, e faça a curva à esquerda”.

Os pilotos confirmaram a instrução, porém, quando saindo da pista, pararam o Boeing 777 antes de cruzar a linha que define o limite de segurança lateral da pista, e não informaram o controlador sobre essa parada.

Quando o controlador notou a parada, instruiu aos pilotos do outro Boeing 777 que arremetessem, já que a pista poderia não estar com sua área de segurança livre no momento do toque no solo. Isso configuraria um incidente de “incursão em pista”.

Os dados das plataformas de rastreamento online de voos indicam que o avião da empresa francesa estava aproximadamente sobre a cabeceira, a cerca de 100 pés (30 metros) de altura, quando a arremetida foi realizada.

O controlador então questionou os pilotos da China Airlines: “Por que vocês pararam? Continuem se movendo. Continuem e virem à direita na taxiway B”. Em resposta, o piloto pediu desculpa e informou que a pista estava escorregadia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile