Início Indústria Aeronáutica

Boeing abre investigação após descobrir parafusos soltos em jatos 787

Foto – Clément Alloing

Um novo problema surgiu para atormentar a Boeing, agora novamente envolvendo qualidade de produção do jato 787 Dreamliner.

A fabricante americana abriu uma investigação após descobrir que centenas de parafusos não estavam instalados corretamente em jatos 787 ainda não entregues, segundo duas fontes da empresa confirmaram para a Reuters.

Os problemas envolvem desde parafusos soltos (não rosqueados adequadamente) até muito fixados, com pressão excessiva. O número pode chegar até 900 parafusos mal colocados por avião.

A causa da má instalação continua sendo investigada e a correção ainda será definida pela fabricante, mas não afeta as aeronaves já entregues e em operação hoje.

Em comunicado oficial à imprensa, a Boeing afirmou que “O time de montagem do 787 está checando os parafusos nas laterais das fuselagens de alguns Dreamliners não entregues para garantir que eles atendem às especificações definidas pelos engenheiros. A frota já em serviço poderá continuar a voar de maneira segura. Nós estamos tomando o tempo necessário para garantir que todos os aviões atingiam os níveis de qualidade para a entrega. Estamos trabalhando junto dos clientes e da FAA, e mantendo eles informados”.

A FAA, que é a Administração Federal de Aviação Civil dos EUA, não comentou o caso, mas o seu diretor, Mike Whitaker, irá amanhã (14) para a fábrica do 787 na Carolina do Sul para verificar o caso e conversar com funcionários.