Boeing divulga novos detalhes do progresso do X-66A, avião comercial sendo desenvolvido com a NASA

Divulgação – Boeing

A Boeing divulgou novos detalhes sobre o progresso do demonstrador X-66A “truss-braced-wing” que está desenvolvendo sob um projeto apoiado pela NASA, incluindo a confirmação de que a aeronave será movida por um derivado do motor Pratt & Whitney PW1500G, designado PW102XG.

Em janeiro deste ano, a Boeing começou o processo de transformação de uma estrutura de jato MD-90 para o que chamou de X-66A, que tem como objetivo provar que o conceito Transonic Truss-Braced Wing pode contribuir para melhorias significativas no consumo de combustível para um jato de corredor único de próxima geração.

O diretor técnico da Boeing, Todd Citron, falando no ILA Berlin Air Show em 5 de junho, disse que o projeto está em andamento em direção a um primeiro voo em 2028.

Os planos da Boeing incluem a remoção da asa do MD-90 e de 19 seções de fuselagem para permitir a instalação da estrutura de asa com suportes de treliça.

A P&W foi selecionada para fornecer motores de turbofan GTF para o demonstrador, embora detalhes exatos sobre os propulsores ainda sejam escassos. Os planos iniciais estabeleciam que o X-66A seria equipado com PW1100G – usados no Airbus A320neo – mas isso mudou por conta das preocupações com peso e arrasto.

Se tudo der certo, o conceito de asa “truss-braced” poderia ser usado em uma aeronave de corredor único de próxima geração para entrar em serviço na década de 2030.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Marinha do Brasil fala da atuação dos Esquadrões HA-1 e HU-2...

0
Foram realizados exercícios entre as duas Marinhas, dentre eles o adestramento da tripulação para pouso a bordo, ao realizar o transporte