Boeing e Embraer participam da 13ª Reunião do GEPEA para discutir avanços no espaço aéreo brasileiro

Imagem: DECEA

A 13ª Reunião do Grupo de Estudos de Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho, com objetivo de discutir oportunidades de melhorias na organização e gerenciamento do espaço aéreo brasileiro por meio de estudos específicos.

O encontro aconteceu no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e reuniu representantes das agências reguladoras da aviação civil e do controle do espaço aéreo brasileiro, fabricantes de aeronaves, operadores aeronáuticos e associações representativas do setor.

O GEPEA, organizado em três Subgrupos (Espaço Aéreo, Procedimentos de Navegação Aérea e Gerenciamento de Fluxo) e Grupos ADHOC realiza reuniões semestrais desde a sua primeira edição, que ocorreu em março de 2018. Este ano, o evento destacou-se pela ampla participação, pelo fortalecimento das parcerias entre os diversos atores do setor e com a inclusão no Grupo dos fabricantes de aeronaves Boeing e Embraer.

Segundo informou o DECEA, foram discutidos temas cruciais para o futuro da aviação no Brasil, incluindo a implementação de novas tecnologias de navegação aérea, estratégias para melhorar a eficiência e acessibilidade do espaço aéreo, e a modernização das infraestruturas de controle do tráfego aéreo. Além disso, foram apresentadas inovações em procedimentos de navegação aérea, visando aumentar a segurança, a eficiência das operações e acessibilidade aos aeródromos.

A realização desta reunião é fundamental para que possamos alinhar nossas estratégias e objetivos, garantindo que o espaço aéreo brasileiro continue a evoluir de forma segura e sustentável. A troca de experiências e conhecimentos entre reguladores, operadores e fabricantes é essencial para o nosso progresso coletivo”, destacou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Durante o encontro foi possível acompanhar os estudos realizados pelos Subgrupos e monitorar as atividades realizadas e planejadas do Plano de Trabalho do GEPEA. Esse fórum reúne os anseios da comunidade aeronáutica, estabelece prioridades, busca soluções inovadoras, propicia troca de experiências, identifica oportunidades de melhorias e contribui para os empreendimentos e projetos do Programa SIRIUS Brasil do DECEA.

O DECEA apoia e incentiva as atividades desse Grupo de Estudos e promove a cooperação multissetorial da aviação brasileira, abrindo caminho para avanços significativos nas próximas décadas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias