Boeing empregará 787-10 da Etihad como seu novo ecoDemonstrator

A Boeing e a Etihad Airways usarão um 787-10 Dreamliner para testar maneiras de reduzir emissões e ruído como parte do programa ecoDemonstrator da fabricante americana, antes que a companhia aérea árabe aceite a entrega do avião no quarto trimestre desse ano.

A colaboração, que inclui extensos testes de medição de som com parceiros do setor, baseia-se em uma aliança estratégica de sustentabilidade que a Boeing e a Etihad formaram em novembro de 2019.

“Este é o programa mais recente da parceria estratégica da Etihad com a Boeing com foco em soluções inovadoras para os principais desafios de sustentabilidade que a indústria da aviação enfrenta”, afirmou Tony Douglas, CEO da Etihad Aviation Group. “O programa ecoDemonstrator é baseado em inovação e sustentabilidade – e esses são os principais valores da Etihad Airways”.

O programa ecoDemonstrator

O programa ecoDemonstrator utiliza aeronaves comerciais para testar tecnologias que podem tornar a aviação mais segura e sustentável agora e no futuro. O programa 2020, que começará a ser testado em agosto, é o primeiro a usar um Boeing 787-10.

“A colaboração da indústria é um aspecto essencial do programa ecoDemonstrator da Boeing que nos permite acelerar a inovação”, disse Stan Deal , presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes.

A Boeing e a Etihad trabalharão com parceiros líderes do setor, incluindo NASA e Safran Landing Systems, para realizar medições de ruído de aeronaves a partir de sensores no avião e no solo. Os dados serão usados ​​para validar os processos de previsão de ruído da aeronave e o potencial de redução de som dos projetos de aeronaves, incluindo trem de pouso, modificados para operações mais silenciosas.

Além disso, será realizado um voo durante o qual pilotos, controladores de tráfego aéreo e o centro de operações de uma companhia aérea compartilharão simultaneamente informações digitais para otimizar a eficiência de roteamento e aumentar a segurança, reduzindo a carga de trabalho e o congestionamento de radiofrequência.

Os voos de teste serão realizados com uma mistura de combustível sustentável, o que reduz significativamente a pegada ambiental da aviação. O programa de testes deve durar cerca de quatro semanas antes da Etihad colocar o Boeing 787-10 em operação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias