Boeing fecha contrato para a produção dos últimos caças F-18 Super Hornet

USAF photo by Staff Sgt. Jordan Castelan

Os últimos caças F-18 Super Hornet de produção tiveram seu contrato de fabricação assinado pelos EUA ontem. O caça naval que é a evolução do F/A-18 Hornet, foi um dos finalistas para substituir os caças Mirage 2000 e F-5 Tiger no Brasil, mas o sueco SAAB Gripen NG acabou levando a melhor.

Hoje o avião é operado pela Marinha Americana (USN), além da Real Força Aérea Australiana e a Força Aérea do Kuwait. Agora a última encomenda no projeto Super Hornet foi fechada.

Segundo o Departamento de Defesa dos EUA informa, foi fechado um contrato de $1,13 bilhões de dólares com a Boeing para fornecer 17 caças Super Hornet, sendo 12 do modelo F/A-18F de dois assentos e 5 da versão F/A-18E de um assento.

Estes caças serão dos lotes 46 e 47 de fabricação, mas serão todos do chamado Block III, a última e mais moderna atualização para a família F-18. Além da compra destes novos caças, o contrato inclui apoio técnico e de manutenção para toda a frota de Super Hornets e do EA-18G Growler, a versão do F/A-18F modificada de fábrica para Guerra Eletrônica.

É esperado que o último caça seja fabricado em abril de 2027, encerrando a linha de fabricação do Hornet em Saint Louis no estado americano do Missouri, que foi aberta em 1974 pela então McDonnell Douglas.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias