Boeing ‘setentão’ de 8 motores fica sob comando da OTAN pela primeira vez

O bombardeiro com mais tempo em operação no mundo ficou pela primeira vez sob o Comando Aéreo da OTAN, a aliança militar ocidental.

Foto da OTAN mostra F-16 grego visto de dentro de um B-52

Operado única e exclusivamente pela Força Aérea Americana (USAF), o Boeing B-52 Stratofortress é a única aeronave a jato do mundo com 8 motores e fez seu primeiro voo em abril de 1952, mais de 70 anos atrás.

A sua entrada em serviço operacional foi em 1955 e, desde então, tem sido uma parte importante do poder de dissuasão dos EUA, mesmo com inúmeras tentativas de sua aposentadoria.

Apesar de estar no inventário americano a mais tempo do que qualquer outro bombardeiro ou aeronave de grande porte, o B-52 nunca esteve sob responsabilidade da OTAN, mas isso mudou hoje, 29 de agosto, durante um treinamento na Romênia com caças F-16 da Grécia e Eurofighter Typhoon da Itália.

Além do exercício, as aeronaves voando em conjunto também representam uma importante demonstração de força.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias