O bombardeiro com mais tempo em operação no mundo ficou pela primeira vez sob o Comando Aéreo da OTAN, a aliança militar ocidental.

Operado única e exclusivamente pela Força Aérea Americana (USAF), o Boeing B-52 Stratofortress é a única aeronave a jato do mundo com 8 motores e fez seu primeiro voo em abril de 1952, mais de 70 anos atrás.
A sua entrada em serviço operacional foi em 1955 e, desde então, tem sido uma parte importante do poder de dissuasão dos EUA, mesmo com inúmeras tentativas de sua aposentadoria.
Apesar de estar no inventário americano a mais tempo do que qualquer outro bombardeiro ou aeronave de grande porte, o B-52 nunca esteve sob responsabilidade da OTAN, mas isso mudou hoje, 29 de agosto, durante um treinamento na Romênia com caças F-16 da Grécia e Eurofighter Typhoon da Itália.
Além do exercício, as aeronaves voando em conjunto também representam uma importante demonstração de força.
.@usairforce B-52s 🇺🇸 came under #NATO command and control for the first time ever during a Bomber Task Force training mission over Romania 🇷🇴 working out offensive and defensive manoeuvres with Allied fighters from 🇬🇷🇫🇷🇮🇹🇨🇦🇷🇴 pic.twitter.com/enfUm9T9fn
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) August 29, 2022