Boeing ganha contrato para substituir Huey na Força Aérea Americana

A Boeing e a Leonardo Helicopters foram anunciadas ontem (24) como ganhadoras da licitação feita pela Força Aérea Americana (USAF) para substituir o seu antigo e venerado UH-1N Huey.

Helicóptero Boeing MH-139 Augusta AW-139
Boeing MH-139, vencedor da disputa




O contrato está avaliado em $2.4 bilhões de dólares e contempla 84 helicópteros, equipamentos de treinamento e todo o material necessário para suporte aos voos. A aeronave será montada no nordeste da cidade de Filadélfia.

A Boeing afirma que a escolha do MH-139 frente aos concorrentes (UH-60 Blackhawk oferecido pela Sikorsky/Lockheed Martin e um Blackhawk melhorado oferecido pela Sierra Nevada) é vantajosa já que a nova aeronave irá trazer uma economia de até $1 bilhão entre aquisição e custos operacionais ao longo da vida útil.

O MH-139 é uma versão militarizada do AW-139 da Agusta-Westland, hoje Leonardo. No Brasil a aeronave é utilizada pela Polícia Federal para operações especiais do COE e do GPI.

O Huey tem uma longa história nas forças armadas dos EUA, sendo de longe o helicóptero mais amado pelos militares. O UH-1N é a última evolução dele antes da versão quadripá, possuindo dois motores ao invés de um e por isso chamado de Twin Huey.

A aeronave teve um serviço limitado no fim da Guerra do Vietnã apoiando forças especiais, mas participou ativamente durante a Invasão do Iraque em 2003 pelos Fuzileiros Navais. A sua última tarefa tem sido ser o helicóptero de apoio e guarda dos silos dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs).

Também é utilizado de maneira limitada como aeronave de instrução, teste e transporte, e também evacuação caso A Soma de Todos os Medos aconteça em Washington e seja necessário retirar todo o pessoal do governo.




Com o fim de serviço dos Huey na USAF, caberá aos Fuzileiros Navais dar a última despedida do querido Huey, apelidado no Brasil de Sapão. Os Marines ainda operam a última versão do helicóptero, o UH-1Y Venom.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Boeing.

https://aeroin.net/janet-companhia-aerea-misteriosa-da-area-51-esta-contratando/

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias