Boliviana abandona Cuba apenas nove meses após ter iniciado voos para lá

A Boliviana de Aviación (BoA), companhia aérea estatal boliviana, vai suspender a ligação entre Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e Havana, em Cuba, a partir de 25 de julho de 2024. A suspensão ocorre apenas nove meses após o início dos voos para a capital cubana. Atualmente, a BoA realiza um voo semanal entre as duas cidades usando aeronaves Boeing 737-800.

O lançamento desses voos para o Caribe em outubro de 2023 substanciou uma expansão que também incluiu a adição de voos para Caracas, na Venezuela, e Assunção, no Paraguai. Apesar da suspensão dos voos para Cuba, a BoA manterá inalterados os dois destinos anteriormente mencionados, bem como suas operações atuais para Buenos Aires, Lima, Madrid, Miami e São Paulo.

O gerente geral da Boliviana de Aviação, Ronald Casso, informou em entrevista a veículos de imprensa locais que 47% dos passageiros domésticos usam a BoA para entrar e sair do país, enquanto o restante viaja com outras companhias aéreas,de acordo com o Aviacionline.

Cuba, por sua vez, tem sofrido perdas consideráveis em sua conectividade com a América do Sul. No início de 2024, a Aerolíneas Argentinas suspendeu seus voos para Havana. Posteriormente, a Cubana de Aviación também interrompeu suas operações para a capital argentina devido a problemas com fornecedores de combustível para aviões. A Wingo também deixou de operar a rota Medellín-Havana.

No entanto, a crescente oferta de conexões com outras companhias aéreas também tem afetado voos diretos e conexões menos variadas, como os oferecidos pela Boliviana de Aviación e pela Aerolíneas Argentinas. A partir de 2 de julho, a Avianca retomará seus voos entre Bogotá e Havana. Recentemente, a Arajet pediu permissão para conectar a capital cubana ao seu hub em Santo Domingo / Las Américas.

A maioria dos passageiros é composta por turistas, seguidos por aqueles que viajam para visitar amigos e familiares devido à diáspora cubana espalhada pela região. LATAM, via Lima, e Copa Airlines, via Cidade do Panamá / Tocumen, são os principais canais de conexão para chegar a Cuba a partir da América do Sul.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias