Início Aeroportos

Bom resultado da operação resulta em ampliação dos voos cargueiros no Aeroporto de São José dos Campos-SP

Boeing 767-300F da LATAM Cargo no SJK Airport

O Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf – SJK Airport, de São José dos Campos, na região paulista do Vale do Paraíba, está ganhando, já a partir da próxima semana, uma ampliação do número de voos de transporte aéreo de cargas.

A novidade é anunciada pouco mais de 15 dias depois que a LATAM Cargo completou o primeiro ano de sua rota cargueira de Miami, nos Estados Unidos, para São José dos Campos, com mais de 1,6 mil toneladas transportadas, principalmente de cargas gerais e produtos eletrônicos, além de insumos para a cadeia aeroespacial da cidade e da região.

O anúncio da ampliação foi feito na noite de ontem, 2 de julho, por Eduardo Valle, CEO da Aeropart, administradora do Aeroporto de São José dos Campos, durante as celebrações da estreia do voo sazonal de passageiros da GOL Linhas Aéreas entre o SJK Airport e Salvador, na Bahia.

A rota cargueira da LATAM vem sendo operada duas vezes por semana, facilitando as importações na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, uma vez que o aeroporto de Miami é um hub (centro de conexões) que conecta cargas aéreas provenientes de outras localidades nos Estados Unidos e na Europa.

E o bom desempenho agora resulta na ampliação, já a partir da próxima semana, para três voos por semana nesta rota, segundo informou Eduardo Valle.

Falando ao AEROIN, o CEO destacou que diversos clientes do setor de carga aérea no Vale do Paraíba afirmaram, em reunião recente com a concessionária do aeroporto, que os tempos de recebimento de suas cargas (lead time) foram reduzidos significativamente com a opção de chegada das encomendas diretamente no SJK Airport.

Uma empresa que possui filial em outro estado, por exemplo, que temia que a troca de aeroporto para o recebimento das importações pudesse ter impactos negativos devido à logística rodoviária, viu sua filial se beneficiar de uma considerável redução do lead time, em decorrência da grande agilidade na liberação das cargas no Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf.

A rota Miami-São José dos Campos é operada pela LATAM Cargo com aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F, com capacidade para transportar mais de 50 toneladas de diversos tipos de cargas em cada voo.

Boeing 767-300F da LATAM Cargo no SJK Airport

Vale lembrar que a SJK Airport segue negociando a ampliação dos voos regulares para transporte de cargas aéreas, para países como México e Estados Unidos. A notícia foi compartilhada pelo superintendente comercial da SJK Airport, Guilherme de Oliveira, durante palestra no Fórum de Logística e Transportes, realizada no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) no dia 11 de abril.

“Estamos conversando com algumas empresas aéreas e ficamos bastante otimistas. O potencial de expansão do aeroporto é enorme. Temos vantagens muito importantes como a localização privilegiada. Também conseguimos liberar as mercadorias em pouquíssimo tempo e a carga chega mais rápido ao cliente”, afirmou Oliveira, naquela ocasião.

Segundo ele, também há conversas para se implantar voos regulares de cargas para a Europa, para países como Holanda ou Luxemburgo.

O aeroporto de São José tem capacidade para operar até 50 mil toneladas de carga por ano. Atualmente, o terminal recebe cerca de 5 mil toneladas/ano.

O aeroporto de São José dos Campos está sob concessão desde novembro do ano passado por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

Localizado no coração da região metropolitana do Vale do Paraíba, o segundo maior enclave industrial do Brasil, próximo aos principais centros industriais do estado de São Paulo, o aeroporto possui a terceira pista mais longa do estado de São Paulo e um terminal de cargas modernizado.

As indústrias aeroespacial, aeronáutica, automobilística, eletrônica e outras de alta tecnologia localizadas no Vale do Paraíba e nas regiões adjacentes são beneficiadas com a rota, com vantagens competitivas como a redução de custos de importação.

Com informações da SJK Airport, da LATAM e da Prefeitura de São José dos Campos