Brasil registra maior movimentação de carga aérea internacional para o mês de abril desde o ano 2000

Cargueiros no Aeroporto Internacional de Viracopos

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que a movimentação de carga internacional em abril teve o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica dos dados do setor da aviação civil brasileira.

Durante o mês, foram movimentadas 71,3 mil toneladas nos terminais de carga internacional no país, um aumento de 3,8% em relação a abril de 2023. Os dados estão registrados no relatório de demanda e oferta da ANAC, atualizado com os números do setor até abril de 2024.

A movimentação de cargas no setor doméstico também apresentou números positivos, registrando cerca de 41 mil toneladas processadas (aumento de 17,1% em comparação com abril de 2023).

Dados de passageiros 

O mês de abril, além de apontar crescimento na movimentação logística do setor, também registrou números positivos na movimentação de passageiros. No mercado doméstico, foram movimentados 7,2 milhões de passageiros, 3,7% a mais do que em abril do ano passado.

A demanda doméstica, medida por passageiros pagantes vezes quilômetro voados (RPK), cresceu 5,5% em relação a abril de 2023. Já a oferta doméstica de assentos, calculada em assento oferecidos vezes quilômetros voados (ASK), aumentou 6,1% em relação ao mesmo mês no ano anterior.

O mercado internacional continua sua trajetória de crescimento, com 1,8 milhão de passageiros movimentados (14,9% de aumento em relação a abril de 2023). A demanda internacional (RPK) teve um aumento de 13,3% em relação ao ano passado. Já a oferta de assentos (ASK) no mercado internacional cresceu 13,2% em comparação com abril de 2023.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias