Início Diversos e Eventos

Brasil será anfitrião de encontro mundial de Saúde Pública na Aviação Civil, da OACI

Imagem gerada por IA

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que o Brasil será o anfitrião do 9º encontro da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI / ICAO) sobre Acordos de Colaboração para a Prevenção e Gestão de Eventos de Saúde Pública na Aviação Civil (na sigla em inglês, Collaborative Arrangements for the Prevention and Management of Public Health Events in Civil Aviation – CAPSCA).

O anúncio foi feito no oitavo encontro do grupo de discussão de saúde pública na aviação civil internacional, realizado na Cidade do México entre os dias 27 e 29 de fevereiro.

A reunião, conduzida pela OACI, contou com a participação de autoridades da aviação civil de países da América do Sul, Central e do Norte. O objetivo é apresentar e discutir as ações a serem tomadas e as diretrizes regulatórias no caso de uma emergência sanitária na aviação em âmbito internacional, assim como aprimorar as medidas já existentes.

No evento, o Brasil apresentou como foi conduzida a pandemia de Covid-19 no setor de aviação do país. Foi destacada a importância de uma maior interação entre os países, a OACI e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para aperfeiçoar os procedimentos e as ações tendo em vista a redução dos impactos de emergência sanitária e de saúde no setor de aviação civil.

Também participaram da reunião representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que demonstraram o processo de integração entre a OACI e a OMS para que haja articulação e diálogo acerca das decisões tomadas sobre o assunto. Esta integração está consolidada em Memorando de Entendimento (MoU) entre OACI e OMS, de 2022.

Mais informações relativas ao CAPSCA podem ser encontradas na página da OACI sobre o evento neste link.

Informações da ANAC

Sair da versão mobile