Início Aviação Militar

Brasileiros no 1º voo vindo de Israel receberam mensagem a bordo na hora da entrada no espaço aéreo nacional

Passageiros no 1º voo de repatriação, em cena do vídeo apresentado abaixo

Como vendo sendo amplamente repercutido nas mídias de todo o país nesta semana, três voos militares de repatriação de brasileiros já partiram de Tel Aviv, em Israel, sendo que dois deles pousaram no Brasil e o terceiro avião está realizando a operação nesta quinta-feira, 12 de outubro.

O primeiro dos três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) foi o KC-30 (Airbus A330-200) da matrícula FAB 2901, que partiu de Israel às 20h21 da noite (horário local) da terça-feira, 10 de outubro, e pousou em Brasília às 04h15 da madrugada (horário local) da quarta-feira, 11.

Mas antes da chegada ao país, os primeiros repatriados receberam uma mensagem especial no momento em que o KC-30 entrou no espaço aéreo brasileiro. O vídeo a seguir, publicado pela FAB, mostra o que disse a eles o comandante da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Marcos Fassarella Olivieri (Nota: a fala do piloto, parcial no começo do vídeo, é continuada posteriormente na mesma gravação).

Após chegar ao Brasil, o Tenente-Coronel Olivieri comentou que ouviu bombas explodindo quando estava no aeroporto em Tel Aviv, mas que tudo ocorreu como planejado: “A aproximação e decolagem de Tel Aviv foram bem tranquilas. Tudo bem coordenado pelo controle do espaço aéreo de Israel. Mas no solo realmente escutamos explosões, não sabemos precisar se estavam próximas ou longes, mas ouvimos algumas explosões ao redor do aeroporto. Intercorrências não teve. Estávamos receosos obviamente, mas em momento algum pestanejamos. O planejamento foi minucioso”.

O voo do vídeo acima trouxe 211 brasileiros repatriados, e o segundo voo, com o KC-30 de matrícula FAB 2902, pousou no Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira, por volta das 2h40, com 214 pessoas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile