British Airways vai suspender contratos de até 36 mil funcionários

A British Airways deve anunciar que suspenderá os contratos de trabalho de até 36.000 funcionários, da tripulação de cabine aos funcionários de terra, engenheiros e funcionários da sede, por causa da pandemia de Coronavírus.

Segundo reportou a BBC, a companhia aérea parou seus aviões nesta semana e negocia com o sindicato há mais de uma semana sobre as suspensões. Os dois lados chegaram a um acordo amplo, mas ainda precisam elaborar alguns detalhes. Um porta-voz da BA disse: “As conversas continuam”.

Segundo o acordo, até 80% dos 45.000 funcionários da BA terão seus empregos suspensos. No aeroporto de Gatwick e London City, todos os funcionários da BA serão suspensos enquanto a companhia aérea estiver sem voar de e para os dois aeroportos até o final da crise do vírus. Os serviços em Heathrow permanecem, mas em menor escala.

Um porta-voz do sindicato disse: “A Unite tem trabalhado para proteger milhares de empregos e garantir que o Reino Unido saia dessa crise sem precedentes com um setor de aviação viável”.

“As negociações com a British Airways estão em andamento, e a prioridade da Unite é sempre a comunicação com nossos membros, que estão muito ansiosos no momento, mas que entendem o trabalho que a Unite está fazendo para proteger empregos, renda e futuro”, concluiu.

A companhia fechou um acordo separado com seus 4.500 pilotos, que terão duas semanas de licença sem vencimentos em abril e maio.

Espera-se que os funcionários recebam parte de seus salários através do esquema de manutenção de empregos do governo, que tem um teto máximo de £2.500 por mês.

A BA está envolvida na realização de voos de repatriação para o governo, que custaram £75 milhões para levar cidadãos britânicos para casa. Nesta semana, a BA voou de volta mais de 1.000 britânicos do Peru.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias