Caça F-16 de Taiwan é danificado em um pouso fora do normal no Havaí

Um caça F-16 da Força Aérea de Taiwan teve que fazer um pouso de emergência no Havaí nesta segunda-feira, 6 de junho, após problemas no trem de pouso, disseram relatos da mídia.

Segundo o Hawaii News Now, o caça fez um “pouso duro” no aeroporto de Honolulu, terminando danificado e apoiado com seu nariz na pista, porque “o trem de pouso da aeronave não foi acionado”.

Apesar da descrição do portal local, que seria baseada em nota do Departamento de Transportes do Havaí, vale ressaltar que a classificação de “pouso duro” talvez não seja a adequada para a ocorrência, já que esse termo é aplicável a um pouso em que o contato com a pista é efetuado com maior força do que o ideal, e não ao caso em que não é possível estender um ou mais dos trens.

Ninguém ficou ferido na ocorrência, que aconteceu durante a tarde, informou o portal de notícias. Conforme o vídeo a seguir, a pista 4R ficou fechada enquanto as equipes trabalhavam por horas para remover a aeronave, mas o aeroporto da ilha norte-americana não ficou fora de serviço, pois tem várias pistas.

Segundo o portal Radio Free Asia, o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan ainda não fez nenhum comentário sobre o caso. É o segundo relacionado a aeronaves F-16 do país asiático em poucos meses.

Em meados de janeiro, um F-16V, um dos caças mais avançados em posse de Taiwan, caiu no mar na costa oeste da ilha, matando seu único piloto. A força aérea de Taiwan suspendeu o treinamento de combate do F-16 por mais de uma semana, mas retomou no final daquele mês.

A aeronave da ocorrência no aeroporto de Honolulu havia partido da Base Aérea Luke, no Arizona, com destino a Taiwan, informou a Agência Central de Notícias (CNA) do país asiático.

Atualmente, 10 caças F-16 de Taiwan estão na base do Arizona para treinamento de pilotos. Eles fazem parte do programa de Taiwan para atualizar 140 aeronaves F-16A/B para o status F-16V a um custo total de US$ 3,72 bilhões.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias