Início Aviação Militar

Caça F-39 intercepta e escolta avião chegando a Anápolis com parlamentares, Ministro da Defesa e outras autoridades

O Gripen ao lado do avião após a interceptação, em cena do vídeo apresentado abaixo

Uma recepção especial, em pleno ar, foi realizada com um caça Saab F-39 Gripen E na última terça-feira, 13 de junho, durante a chegada Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado por parlamentares e outras autoridades civis e militares, para uma visita à Base Aérea de Anápolis (BAAN), com o objetivo de estreitar as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo e o Comando da Aeronáutica.

Conforme imagens do vídeo a seguir, publicado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ao aproximar-se de Anápolis, a aeronave C-99, que transportou a comitiva saindo de Brasília (DF), foi interceptada e escoltada pelo caça F-39 Gripen:

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu a comitiva e apresentou as instalações da Base, juntamente com o Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite.

“Temos orgulho de ser brasileiros vendo o trabalho das Forças Armadas. O trabalho da Força Aérea é espetacular. A forma como tudo aqui é conduzido é incrível. Agradeço a presença dos parlamentares e a recepção do nosso Comandante, Tenente-Brigadeiro Damasceno, e do Comandante da Base, Coronel Leite”, disse o Ministro José Mucio.

A comitiva teve a oportunidade de observar de perto algumas das aeronaves da FAB, atuais e do passado, e conhecer as suas atribuições. No Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, os visitantes conheceram o simulador e a linha de voo do Gripen. No Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e no Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião, foram apresentadas as aeronaves KC-390 Millennium e E-99.

Imagem: Força Aérea Brasileira

“A Base Aérea de Anápolis é uma das mais estratégicas, pois reúne atividades multidisciplinares da Força no que diz respeito a nossa operacionalidade: Aviação de Caça, Aviação de Transporte e a nossa importante e estratégica Aviação de Reconhecimento. Tivemos a oportunidade de mostrar o acionamento real da nossa Defesa Aérea, destacando a importância dessa atividade singular e apresentando um pouco do nosso sistema integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo, um orgulho para todos nós da Força Aérea Brasileira”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

O Comandante da BAAN considerou de extrema importância a visita. “Tivemos a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho para o ministro e para os parlamentares presentes. Temos a certeza de que eles saem daqui com uma boa impressão sabendo que estamos aqui para cumprir a missão!”, finalizou o Coronel Leite.

Sair da versão mobile