Início Variedades

“Confisco do avião russo Antonov An-124 terá consequências graves para o Canadá”, diz Rússia

Avião Antonov An-124 Ruslan Volga-Dnepr
Imagem: RIOgaleão

O confisco pelo Canadá da aeronave russa An-124, da empresa Volga-Dnepr, mantida em Toronto terá as consequências mais graves para as relações bilaterais, a Federação Russa se reserva o direito de retaliar. É o que afirmam os comentários da representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

“O lado russo adverte que a implementação prática desta decisão terá as consequências mais graves para as relações russo-canadenses, já à beira do rompimento por culpa de Ottawa”, disse a diplomata em conexão com o anúncio do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, sobre o lançamento do procedimento de confisco de aeronaves. “As tentativas de encobrir esta ação ilegal e vergonhosa com procedimentos judiciais locais não lhe darão nem a aparência de legitimidade. Reservamo-nos o direito de retaliar, guiados pelo princípio da reciprocidade.”

Zakharova enfatizou que Moscou avalia essas ações das autoridades canadenses em relação à aeronave de propriedade da companhia aérea russa Volga-Dnepr como “roubo cínico e sem vergonha”. “Nesse sentido, o An-124, que realizava um voo humanitário para entrega de medicamentos anti-covid para Toronto, de onde não foi permitido decolar e foi, de fato, feito refém com o objetivo de longo prazo, como agora se vê”, disse Zakharova.

Anteriormente, a Reuters informou que Trudeau, durante uma visita não anunciada a Kiev, anunciou o confisco pelo Canadá do russo An-124 e sua transferência para a Ucrânia. Além disso, o primeiro-ministro do Canadá anunciou a alocação de um novo pacote de assistência militar à Ucrânia no valor de US$ 373 milhões e a expansão das listas de sanções anti-russas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile