Caça russo derruba drone e americanos rebatem: “ambientalmente hostil e pouco profissional”

O Comando Europeu dos Estados Unidos (US European Command – USEUCOM ) informou que duas aeronaves russas Sukhoi Su-27 interceptaram ontem “de maneira insegura e pouco profissional”, um drone USAF MQ-9 Reaper Intelligence, Surveillance and Reconnaissance, no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro.

O Comando indicou em comunicado que “aproximadamente às 7h03, um dos caças russos Su-27 atingiu a hélice do MQ-9 , fazendo com que as forças dos EUA abatessem o MQ-9 em águas internacionais”, reporta o Aviacionline,

O USEUCOM disse que várias vezes antes da colisão, “Su-27s despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente hostil e pouco profissional” e que este incidente “demonstra falta de competência além de ser inseguro e pouco profissional.”

Divulgação – Ministério da Defesa da Rússia

Demonstrações de força no Mar Negro

“Nosso drone MQ-9 estava realizando operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptado e atingido por uma aeronave russa, resultando em um acidente e na perda total”, afirmou o General James B. Hecker , comandante da USAF na Europa e África “Na verdade, esse ato inseguro e pouco profissional dos russos quase causou a queda de ambas as aeronaves.”

“As aeronaves americanas e aliadas continuarão a operar no espaço aéreo internacional e pedimos aos russos que se comportem com profissionalismo e segurança”, acrescentou Hecker.

O Comando de Operações Europeu alertou que “este incidente segue um padrão de ações perigosas de pilotos russos ao interagir com aeronaves americanas e aliadas no espaço aéreo internacional, inclusive no Mar Negro. Essas ações agressivas da tripulação russa são perigosas e podem levar a erros de cálculo e escalada inadvertida”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias