Caça russo faz rasante poucos metros acima de rodovia, mas cai em seguida: vídeo

Um avião de caça da Rússia acabou pagando pelas ousadia de seu piloto, vindo a cair após voos rasantes que passaram muito próximos de fios elétricos.

O avião em questão, do modelo Sukhoi Su-25 Frogfoot, tem sido o principal modelo de ataque ao solo da Rússia na Invasão da Ucrânia. Num vídeo, que circula na internet, é possível ver dois caças do modelo voando baixo e em formação próxima enquanto estão acima de uma rodovia, a poucos metros do chão.

Nas imagens, também é possível ver que eles estão armados com bombas não guiadas e pods com lançadores de foguetes. Mas, o que mais chama atenção são os fios da rede elétrica, dos quais as aeronaves passam muito próximas.

As imagens foram feitas na região de Bolgorod, fronteira imediata com Kharkiv, na Ucrânia, onde acontecem algumas das batalhas mais intensas dessa guerra entre as duas nações. Após os vídeos acima emergirem, mais tarde apareceram outras imagens em que destroços de um Su-25, com várias partes em chamas, são reveladas, sendo possível ver uma parte do seu motor.

A mídia estatal russa acabou confirmando que um avião Frogfoot caiu na região, mas “por problemas técnicos”, que o piloto se ejetou em segurança, e já foi resgatado. Ainda segundo o jornal, o avião estava em uma missão de treinamento e ficou completamente destruído após o impacto com o chão, veja as imagens.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias