Caça russo Su-35 faz manobras a poucos metros de avião polonês e este perde altura sobre o Mar Negro

Caça Sukhoi Su-35 da Força Aérea Russa

Durante o início da tarde da última sexta-feira (5), um bimotor Let L-410 Turbolet da Guarda de Fronteira Polonesa foi interceptado por um caça Su-35 da Força Aérea Russa sobre águas internacionais, que teria realizado manobras perigosas e pouco profissionais para afugentar a aeronave durante a patrulha da OTAN, descreve o Aviacionline.

Conforme relatado pelo Ministério da Defesa Nacional da Romênia em um comunicado de imprensa, a aeronave “foi interceptada por volta das 13h20, cerca de 60 km a leste do espaço aéreo da Romênia, por um caça russo Sukhoi Su-35, enquanto realizava, em cooperação com a Polícia de Fronteiras da Romênia, uma missão de patrulha de rotina coordenada pela Frontex (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira), no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro“.

Ainda de acordo com o comunicado, as manobras agressivas e perigosas repetidas vezes realizadas pelo caça da Federação Russa nas proximidades da aeronave polonesa geraram alto nível de turbulência e causaram grandes dificuldades no controle da aeronave bimotora.

Let L-410 da Guarda de Fronteira Polonesa – Imagem: LET Aircraft Industries

Como consequência, dois caças da Força Aérea Romena e dois da Força Aérea Espanhola foram designados para missões de policiamento aéreo e colocados em alerta pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas da OTAN em Torrejón, na Espanha. Embora os quatro aviões estivessem prontos para decolar a qualquer momento, sua intervenção não foi necessária.

A tripulação polonesa conseguiu controlar totalmente a aeronave, após a perda inicial de altitude causada pelas manobras da aeronave Su-35. Em seguida, conseguiu pousar com segurança na base aérea da OTAN EM Mihail Kogalniceanu, localizada perto do Mar Negro, por volta das 13h50. Nenhum dos tripulantes a bordo da aeronave polonesa ficou ferido na ocorrência.

A guarda de fronteira polonesa indicou que o caça russo interceptou seu L-410 sem nenhum contato prévio por rádio. O Su-35 então fez três aproximações agressivas da aeronave polonesa, ignorando as distâncias de separação de segurança, chegando a passar a apenas 5 metros à frente do Turbolet, o que produziu muita turbulência e a perda repentina de altitude da aeronave.

O Governo da Romênia condenou o “comportamento agressivo” demonstrado pelo Sukhoi Su-35 russo durante a interceptação do avião polonês, considerando que esta ação é “mais uma prova da abordagem provocativa da Federação Russa no Mar Negro“.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias