Caça russo Sukhoi Su-30 cai na Venezuela em segundo incidente do dia

Em um dia conturbado na aviação militar venezuelana, um oficial da Força Aérea perdeu a vida após um caça russo Sukhoi cair.

Foto – André Austin Du-Pont Rocha

Durante treinamento no final de semana para o Dia da Independência do país, que é celebrado no dia 5 de julho, várias unidades da aviação militar bolivariana fizeram treinamento neste domingo, mas o resultado foi bastante trágico.

O primeiro problema envolveu um jato de treinamento de fabricação chinesa Hongdu JL-8, que teve falha de motor durante o voo e precisou voltar para o aeroporto em emergência.

E, ainda ontem, um segundo problema: um caça Sukhoi Su-30 Flanker G fazia passagem baixa sobre uma cidade, mas um de seus motores acabou engolindo um pássaro e parou de funcionar. Com isso o caça precisou retornar para a base com apenas um motor em funcionamento. Veja o momento da colisão abaixo.

E já hoje, domingo, outro caça Su-30 fazia um treinamento, quando teve problemas e caiu, sendo que ambos os pilotos conseguiram se ejetar, mas apenas o copiloto sobreviveu. O comandante da aeronave, Coronel Paulino José Millán Sabino, acabou falecendo com a queda.

O acidente foi confirmado pela Força Aérea Nacional Bolivariana que afirmou estar investigando o caso. A Venezuela comprou caças Sukhoi Su-30 MK2 para substituir os antigos Dassault Mirage III / Mirage 50EV de fabricação francesa, complemetando a frota dos americanos Lockheed Martin F-16A Fighting Falcon.

Foram 24 unidades adquiridas, e com o acidente de hoje, o terceiro na frota, restam apenas 21 no país, não sendo claro quantas delas estão de fato em operação. Veja imagens do acidente:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião KC-390 ajuda esquadrões do 1º GCC a deslocarem radar para...

0
Logística complexa envolveu transporte aéreo e terrestre para deslocamento do radar para controlar mais aeronaves envolvidas no apoio ao RS.