Caça Su-30 afasta grande drone americano MQ-9A Reaper que já voava perto da fronteira russa

Foto: USAF

Um caça russo Su-30 escoltou um grande drone de reconhecimento americano MQ-9A Reaper, de cerca de 11 metros de comprimento e alta tecnologia embarcada, disse o Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia a repórteres da mídia russa.

“Em 5 de agosto de 2023, os sistemas de radar russos detectaram um alvo aéreo se aproximando da fronteira da Federação Russa sobre as águas do Mar Negro. Um caça Su-30 das unidades de defesa aérea em serviço foi escalado para identificar o alvo aéreo e para evitar a violação da fronteira estadual da Federação Russa. A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como um veículo aéreo não tripulado de reconhecimento MQ-9A Reaper pertencente à Força Aérea dos EUA“, disse o centro.

Foi apontado que, assim que o caça russo se aproximou do drone de reconhecimento estrangeiro, este último fez uma inversão de curso para longe da fronteira da Rússia. O avião das Forças Aeroespaciais Russas retornou com segurança à sua base aérea. Não houve incursão não autorizada no espaço aéreo da Rússia.

“O voo do caça russo decorreu em estrita conformidade com as regras internacionais sobre a utilização do espaço aéreo em águas neutras, respeitando as medidas de segurança”, sublinhou o centro.

Os Estados Unidos não emitiram uma comunicação oficial sobre o caso, até o momento.

Imagem: United Aircraft Corporation
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias