Caça ultramoderno russo SU-35S derrubado pelos ucranianos vira chaveiro colecionável

Um grupo de ucranianos encontrou uma forma de relembrar a ocasião do abate de um caça de última geração da Rússia, do modelo Su-35S, transformando parte dos seus destroços em tags, que podem ser usadas como chaveiros. Os itens são criados com os restos do avião, cuja numeração da série é 07614.

O caça, que é operacionalmente o mais avançado da Rússia, foi abatido em julho de 2022 nas proximidades de Kherson, na Ucrânia, sucesso celebrado por membros das Forças Armadas da Ucrânia.

A história sobre esse projeto começou no outono de 2022, quando as Forças Armadas ucranianas conduziram uma contraofensiva bem-sucedida no sul da Ucrânia que desocuparam parte da região de Kherson, na margem esquerda do rio Dnipro. Com a libertação da região, muitas perdas das forças russas foram descobertas, e uma delas era o orgulho da Força Aérea Russa, o Sukhoi 35S.

O Sukhoi Su-35, nome da OTAN Flanker-E, é o melhor e mais avançado caça russo em uso na Ucrânia, sendo descrito como um “geração 4++”. Além dessa, outras aeronaves russas foram abatidas na Ucrânia desde o início da guerra e este não é único exemplar a virar “lembranças” para alimentar o orgulho ucraniano. No entanto, derrubar um Su-35 foi uma conquista celebrada pela Ucrânia.

Os chaveiros em questão, feitos pela Fuselage Creations, são vendidos online no site Part of a Plane. O dinheiro da venda dos produtos será usado para a compra de carros e suprimentos vitais para as forças ucranianas. O item está em pré-encomenda e a data prevista de envio do produto é 2 de junho. Cada peça custa 147 libras ou cerca de R$ 900.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias