Caças da OTAN alocados na Lituânia escoltaram aviões de guerra russos 11 vezes em março

Foto: OTAN

Caças da OTAN implantados em rotação na base aérea lituana de Zokniai, escoltaram aeronaves militares russas 11 vezes durante o mês de março. O anúncio foi feito na segunda-feira pelo Ministério da Defesa da Lituânia. A mais intensa, segundo a agência, foi a semana de 20 a 26 de março, quando os caças decolaram seis vezes para escolta, e de 6 a 12 de março não houve nenhuma surtida.

Na Base Aérea de Zokniai, quatro caças F-16 da Força Aérea Portuguesa e quatro dos mesmos caças da Força Aérea Romena estão atualmente implantados em rotação. Em 30 de março, eles substituíram o contingente da Força Aérea Polonesa com quatro F-16 e os pilotos franceses com quatro caças Rafale.

O procedimento de escolta aérea é rotineiro. Isso aconteceu 15 vezes em dezembro, três vezes em janeiro e 13 vezes em fevereiro. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou repetidamente que os voos de aeronaves militares russas para a região de Kaliningrado e de volta são realizados em águas neutras em estrita conformidade com as regras internacionais para o uso do espaço aéreo.

O controle no céu dos países bálticos, que não possuem aeronaves próprias para isso, é feito por seus aliados da OTAN. Desde 2004, com base na rotação, os combatentes dos países membros da aliança estão baseados na base de Zokniai. Em 2014, a segunda parte da missão foi colocada na base aérea de Ämari, na Estônia. 

A Lituânia faz fronteira com a Bielorrússia

Lituânia na OTAN

As contribuições da Lituânia para as operações internacionais e da OTAN começaram em 1994, mas o país só se tornou membro em 2004. As forças armadas lituanas são responsáveis ​​pelo policiamento aéreo, fornecendo o apoio necessário para os aliados da OTAN no Báltico. A missão de policiamento aéreo da OTAN nos Estados Bálticos garante que um único padrão de segurança da OTAN seja mantido em seu espaço aéreo. 

Depois que sua independência foi restaurada no início de 1990, a Lituânia começou a construir suas forças armadas. Hoje a Lituânia tem um moderno, bem equipado, móvel, destacável, e – desde a suspensão do serviço de recrutamento – força profissional. 

Busca e salvamento é uma função importante das Forças Armadas da Lituânia. Está empenhada em ajudar as autoridades nacionais e locais em caso de desastres naturais. A Lituânia tem uma Força Aérea, Marinha e forças de Operações Especiais e recentemente adquiriu pequenas aeronaves de transporte para a Força Aérea, navios de guerra contra minas para a Marinha, equipamentos de comunicação modernos e sistemas de radar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias