Início Acidentes e Incidentes

Caças são chamados para interceptar Airbus de passageiros que não se comunicava pelo rádio

Um Airbus A320 operado pela Scandinavian Airlines (SAS) foi interceptado e conduzido ao Aeroporto de Manchester após a aeronave perder a comunicação por rádio com o controle de tráfego aéreo. O voo estava seguindo de Oslo para Manchester no momento do incidente.

Na manhã de 5 de fevereiro, o Airbus A320, registrado como EI-SUI e operando o voo SK-4609, decolou do Aeroporto de Oslo às 11h19, horário local, para o trajeto de duas horas e 15 minutos até Manchester, no norte da Inglaterra.

Entretanto, quando a aeronave cruzava a costa leste da Inglaterra e descia em direção a Manchester, perdeu o contato com os controladores de tráfego aéreo. Em resposta, um par de caças Typhoon da Força de Alerta de Reação Rápida (QRA) da Royal Air Force foi acionado para interceptar a aeronave.

Depois de estabelecido o encontro entre os três aviões, as comunicações do voo SK-4609 foram restabelecidas e o avião finalmente pousou no Aeroporto de Manchester às 12h40, horário local, com 30 minutos de atraso. Foi constatado que em nenhum momento a aeronave SAS usou o código de emergência “7700” em seu transponder.

Como é padrão nesse tipo de circunstância, o avião da SAS foi escoltado pelos Typhoons até completar a manobra de aproximação e pousar com segurança no Aeroporto de Manchester.

Um porta-voz do aeroporto esclareceu que é prática comum escoltar aviões que perderam a comunicação até seus destinos finais. “Compreendemos que se tratou de uma falha técnica, e as comunicações já foram restabelecidas. O voo estava destinado a Manchester, então os passageiros não foram deslocados, mas disponibilizamos equipe extra para apoiar qualquer passageiro que possa precisar”, declarou o representante.

A chegada sob escolta foi registrada em vídeo, conforme abaixo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile